Dados os comprimentos de ligação abaixo, determine o raio covalente do H, do O e do N:
Passo 1
A gente vai chamar o raio covalente de cada elemento de , onde x é o elemento. Ok?
Você pode resolver essa questão fazendo um sistema, sabendo que o comprimento da ligação é a soma dos raios covalentes dos átomos ligados.
Passo 2
Certamente existem muitas formas de resolver o sistema. Faça como preferir!
A sugestão é começar pela segunda equação:
Passo 3
Com isso a gente já pode determinar o e o usando a primeira e a terceira equações:
Passo 4
E agora o pela quarta ou quinta equação:
- ''Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CC em C2H2, C2H4 , C2H6. Explique seu raciocínio.
Diga que ligação absorve luz de igual ou menor comprimento de onda e explique sua escolha: C-H ou C-Cl. Consulte a Técnica Principal 1, que segue estes exercícios.
Com as expressões dadas no Problema 11.8 e 11.9, mostre que o orbital antiligante é mais antiligante do que o orbital ligante é ligante na maioria das separações internucleares.
Entre as moléculas N2, NO, O2, C2, F2 e CN, quais seriam estabilizadas (a) pela adição de um elétron e formação de A B - , (b) pela remoção de um elétron e formação de A B + ?
A energia do H 2 + com a separação internuclear R é dada pela expressão: E = E H + e 2 4 π ϵ 0 R - V 1 + V 2 1 + S Onde EH é a energia de um átomo isolado, V1 é a energia potencial atrativa entre o el