Um circuito RLC série tem a seguinte função de transferência:
Defina a função de transferência no MATLAB para os seguintes parâmetros: , e .
Passo 1
O exercício pede para definirmos no MATLAB a função de transferência de um circuito RLC. Para isto, entraremos com os parâmetros do circuito (, e ) e em seguida usaremos a função do MATLAB.
Como a função de transferência é em função de e o enunciado não especifica mais nada, isso quer dizer que ela foi obtida por meio da transformada de Laplace a partir de funções no domínio de tempo contínuo.
Passo 2
Primeiramente, vamos entrar com parâmetros do circuito RLC dados pelo enunciado. Em um novo script do MATLAB, digite:
Agora devemos criar as entradas da função para definirmos no MATLAB . Vamos relembrar a sintaxe da função :
A função tem como entrada dois vetores, o primeiro contendo os coeficientes do polinômio do numerador da função de transferência (representado por ) e outro contendo os coeficientes do polinômio do denominador (representado por ). retorna um objeto representando a função de transferência, que será armazenada em .
Para , o polinômio do numerador é . Já o polinômio do denominador é .
No nosso script, vamos criar duas variáveis representando os coeficientes dos polinômios. Como o polinômio do numerador tem somente um elemento correspondendo a , a variável representando seus coeficientes pode ser um número real. Chamaremos essa variável de e ela é igual a .
A outra variável é um vetor chamado , contendo os coeficientes de , indo do elemento com maior expoente () ao de menor expoente (, pois ele multiplica ):
Passo 3
Em seguida, utilize a função para criar a função de transferência do circuito RLC no MATLAB:
A função de transferência é armazenada na variável , isto é, é igual a .
Ao executar o programa, você terá definido no MATLAB. Você pode vê-la pedindo ao MATLAB para imprimir no Command Window.