1º EE de Física 2 da UFPE - 2017.2
Física 2 - UFPE
Considere que um objeto flutua primeiramente em um fluido de densidade . Em seguida, o mesmo objeto flutua em um outro fluido de densidade = 2 e, finalmente, flutua em um terceiro fluido de densidade = 3. Considerando a força de empuxo E que os fluidos exercem sobre o objeto e o volume de fluido deslocado VD pelo objeto ao boiar, marque a alternativa correta.
(a)E2 = 2E1 e E3 = 3E1; VD2 = 2VD1 e VD3 = 3VD1.
(b) E2 = 2E1 e E3 = 3E1; V D2 = V D1 e V D3 = V D1
(c) E2 = E1 e E3 = E1; V D2 = 2V D1 e V D3 = 3V D1.
(d) E2 = E1 e E3 = E1; V D2 = V D1/2 e V D3 = V D1=V D1/3
(e)E2 = E1/2 e E3 = E1/3; V D2 = 2V D1 e V D3 = 3V D1.
(f) E2 = E1/2 e E3 = E1/3; V D2 = V D1 e V D3 = V D1.
(g)E2 = 2E1 e E3 = 3E1; V D2 = V D1 e V D3 = V D1.
(h) E2 = E1/2 e E3 = E1/3; V D2 = V D1/2 e V D3 = V D1/3.
Ver solução completaUm objeto com massa m em um dado instante se desloca com velocidade v a uma distância r do centro da terra de forma que r > RT . A velocidade do objeto é perpendicular à linha que liga o objeto ao centro da terra como indicado na figura abaixo. Considere RT o raio da terra, MT a massa da terra e que não há forças dissipativas. Analise se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas.
( ) Se a interação gravitacional vai fazer com que o objeto mude sua direção de deslocamento e em seguida escape do campo gravitacional da Terra.
( ) Se o objeto orbita a Terra. Considere que ele não colide com a superfície da Terra.
( ) Se o objeto fica orbitando a Terra em uma órbita circular.
( ) Se o objeto não escapa do campo gravitacional da Terra.
Indique a sequência correta de afirmações verdadeiras e falsas.
(a)V,F,V,V
(b) F,V,V,F
(c) F,F,V,F
(d) V,V,F,V
(e) F,V,F,F
(f) F,F,F,V
(g) V,V,F,F
(h) F,F,V,V
(h) F,F,F,F
(h) V,V,V,V
Ver solução completaUma caixa d'água hemisférica com raio R = 2 m está completamente cheia de água e com seu ponto mais baixo suspenso a uma altura H = 23 m do solo. O topo da caixa d'água está fechado com um teto plano na horizontal (ver figura). O fundo da caixa está conectado a um cano com 10 cm de raio e que se estende até o solo. Se a água no cano escoa em regime estacionário e com velocidade v2 = 20 m/s, determine:
(a) (1,0) A velocidade de escoamento da água no topo da caixa d’água.
(b) (2,0) Determine a pressão no topo da caixa d'água, entre a tampa e a superfície da água. Neste item considere que a velocidade no topo da caixa d'água é muito menor que a velocidade no cano v2.
Dados: Pressão atmosférica patm = Pa, densidade da água ρ = 103 kg/m3 e a aceleração gravitacional g = 10 m/s2.
Ver solução completaNa figura ao lado, uma barra não homogênea de comprimento L está suspensa em repouso, na horizontal, por duas cordas de massa desprezível. A corda 1 faz um ângulo com a vertical e a corda 2 faz um ângulo com a vertical.
(a) (1,5) Qual a razão T1/T2 entre as tensões na corda 1 e corda 2 respectivamente?
(b) (2,0) Em função de L, qual a distância x entre a extremidade esquerda da barra e o centro de massa?
Ver solução completaA figura ao lado ilustra uma sistema composto por 2 massas. A localizada na origem é uma massa pontual de massa M, a outra é uma casca esférica espessa centrada na origem, onde a é seu raio interno e b o raio externo. A casca possui densidade de massa uniforme . Uma partícula de prova de massa m é colocada em 2 regiões distintas no espaço, e . Assinale abaixo a alternativa que contém o módulo da força gravitacional resultante correta sobre a partícula de prova nas regiões e respectivamente.
a) e
b) e
c) e
d) e
e) 0 e
f) 0 e
Ver solução completa