P1 de Física 3 - FIS1051 da PUCRIO - 2018.1

Ver tudo sobre
Física 3 - FIS1051 - PUCRIO

Considere a coroa circular da figura 1, raio interno R 1 e raio externo R 2 , com densidade superficial de carga não uniforme dada pela função σ r = α / r , onde α é uma constante positiva e r é a distância a partir do centro. Considere também o ponto P no eixo da coroa, à altura z do centro. A figura 2 mostra um anel de raio R e carga total Q . Sabe-se que o potencial geral em P pelo anel é dado por V a n e l = k Q z 2 + R 2   .

a) Adaptando o resultado do potencial do anel, utilize a relação V c o r o a = ∫ d V a n e l para encontrar o potencial V c o r o a gerado pela coroa circular em P .

Suponha, agora, que uma carga pontual q 0 , inicialmente em repouso no ponto P , é solta e cruze a origem ( z = 0 ) , submetida à força elétrica (desconsidere, portanto, a força de gravidade).

b) Para que isso aconteça, que sinal deve ter a carga q 0 e qual será a sua energia cinética final K f ao cruzar a origem?

Desconsidere, agora, a carga q 0 e suponha que o potencial geral pela coroa circular em P tenha o seguinte valor: V c o r o a = 9   V . Imagine uma casca esférica isolante de espessura infinitesimal seja colocada envolvendo toda a coroa circular R c a s c a > R 2 e também o ponto P . A casca esférica possui uma carga q c a s c a = - 0,5   n C uniformemente distribuída em sua superfície.

c) Calcule que raio R c a s c a a casca esférica deve ter para que o potencial total em P seja nulo. (Considere k = 9   ×   10 9   N m 2 / C 2 ).

Ver solução completa