P1 de Física 3 - FIS1051 da PUCRIO - 2020.1
Física 3 - FIS1051 - PUCRIO
Uma casca esférica de raio interno e raio externo possui uma densidade volumétrica de carga esfericamente simétrica que obedece à relação , onde é a distância entre o centro da esfera e o ponto de avaliação. Calcule o campo elétrico nas regiões:
Quatro cargas e, estão fixadas em um segmento de reta de comprimento de reta, como mostra a figura.
- Calcule a energia potencial eletrostática total para o sistema das quatro cargas.
- Encontre e justifique o valor total da energia cinética para o sistema quando o tempo tende a infinito.
Suponha que as cargas sejam, na realidade, partículas de massas idênticas . No instante , todas as partículas estão em repouso, na configuração mostrada na figura. Nesse instante, as partículas são soltas (todas com velocidades nulas) e passam a se mover apenas sob a ação das forças eletrostáticas.
Uma casca esférica condutora de raio interno e raio externo é carregada com uma carga liquida positiva . No interior da casca é posicionada uma pequena esfera condutora, de raio , carregada com a mesma carga Considere que no infinito e que
- Determine as expressões do potencial elétrico nas regiões:
- Se uma carga igual a é transportada do infinito até ser depositada na casca esférica, calcule (utilizando os valores fornecidos), nesta nova condição, quais são as densidades de carga superficiais na superfície da esfera de raio e nas superfícies internas e externas da casca esférica.
A fita cuja seção transversal está mostrada na Figura tem largura , espessura desprezível e comprimento infinito ao longo do eixo z. Está carregada com a densidade superficial de carga onde é constante e positiva .
- Inicialmente, determine uma expressão geral para o vetor campo elétrico devido a um fio infinito carregado com uma densidade linear de carga positiva (), observando seu módulo e sentido em cada ponto do espaço.
- Em seguida, considere que a fita pode ser decomposta em fios de espessuras infinitesimais. Finalmente, use o resultado do item anterior para determinar o vetor campo elétrico (módulo e sentido) devido à fita em um ponto de observação arbitrário do eixo situado acima dela e que dista da origem.
Três cargas, de valores estão colocadas nos vértices de um retângulo de lados e, como mostra a figura.
- Expresse as forças eletrostáticas vetoriais agindo nas partículas localizadas em , e .
- Uma partícula de carga é colocada na posição , que é o centro do retângulo. Calcule o módulo da força eletrostática devida ás três cargas sobre essa partícula.
Uma coroa circular isolante, plana, com raio interno e raio externo ,possui uma quantidade total de carga . Esta carga é distribuída de maneira não uniforme sobre a coroa circular, de tal forma que a densidade superficial é dada por: , onde é uma constante positiva e é a distância do centro da coroa circular até qualquer ponto sobre ela, como mostrado na figura. Considere que o potencial é nulo no infinito ( no infinito).
- Calcule a carga total na coroa circular em função de e dos raios e .
- Calcule o potencial no centro da coroa circular, deixando a sua expressão em função de e dos outros dados do problema.
Um isolante esférico de raio a tem carga total Q (positiva) e está envolvido por uma casca esférica concêntrica de raios e , condutora em equilíbrio eletrostático. Não se sabe se a distribuição da carga no interior do isolante é uniforme ou não. A estrutura está imersa no vácuo (para O potencial elétrico em todos os pontos do espaço está caracterizado na Figura. Em particular, observam-se as dependências de V(r) com o raio r nos intervalos ; e que .
a) Após determinar o valor de em função de Q, a, b e (considerando que o potencial é uma função contínua de , obtenha expressões para o campo elétrico em todos os pontos do espaço).
b) Em seguida, determine as distribuições superficiais de carga (com sinais) nas superfícies interna (raio ) e externa (raio b) da casca condutora. Calcule a carga líquida da casca condutora, se houver.
Ver solução completa