P1 de Física 3 da UFRJ - 2019.2
Física 3 - UFRJ
Uma esfera condutora de raio R possui uma carga positiva e encontra-se em equilíbrio eletrostático. Considere os três gráficos mostrados na figura abaixo, indicados por I, II e III. Quais destes gráficos melhor representam o comportamento do módulo do campo elétrico E(r) e do potencial elétrico V (r) produzidos pela esfera como função da distância r até o seu centro, respectivamente?
(a) I e II
(b) II e I
(c) I e III
(d) II e III
(e) III e I
(f) III e II
Ver solução completaUm fio semicircular fino, de raio R, encontra-se no plano , com seu centro na origem de um sistema de coordenadas cartesianas e contido nos primeiro e segundo quadrantes, como mostrado na figura abaixo. Ele possui uma densidade linear de carga elétrica constante e positiva λ.
(a) Determine a carga total do fio.
(b) Qual(is) componente(s) do vetor campo elétrico resultante em um ponto qualquer do eixo Z é(são) nula(s)? Justifique.
(c) Deduza, em detalhe, uma expressão para o vetor campo elétrico resultante no ponto P acima mencionado.
Ver solução completaMedidas na superfície de nosso planeta, cujo raio médio é , sugerem que o campo elétrico aí é orientado para baixo e que o valor médio de sua componente normal é . Aceitas tais informações e considerando que , qual valor abaixo melhor aproxima a carga total de nosso planeta?
(a) .
(b) .
(c) .
(d)
(e) , pois a Terra é neutra, senão levaríamos choques elétricos o tempo todo.
(f)
(g)
Ver solução completaCinco partículas carregadas são fixadas sobre os vértices de um hexágono regular de lado a como mostrado na figura abaixo. Os valores das cargas estão indicados na figura. Qual deve ser o valor da carga de uma sexta partícula a ser adicionada ao vértice desocupado de forma que o campo elétrico resultante produzido pelas seis partículas no centro do hexágono seja nulo?
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
(g)
(h)
Ver solução completaA figura abaixo mostra duas configurações de um dipolo elétrico, formado por duas partículas de carga e () separadas por uma distância d, em uma região de campo elétrico constante de módulo e direção e sentido dados pelas linhas orientadas. Qual é o trabalho realizado pela força elétrica que o campo exerce sobre o dipolo ao se passar da configuração A
para a configuração B?
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
(g)
Ver solução completaDois planos infinitos e paralelos encontram-se uniformemente carregados com densidades superficiais de carga e , como mostrado na figura abaixo. Sejam , e os módulos do campo elétrico resultante produzido pelos dois planos nos pontos 1, 2 e 3 indicados na figura, respectivamente. Nessa situação, podemos afirmar que:
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
(g)
(h)
Ver solução completaUm capacitor de placas planas e paralelas está parcialmente preenchido por um material isolante de constante dielétrica K1 = 3 que possui espessura d igual à metade da separação entre as placas (2d), como mostra a figura abaixo. Em seguida, com a diferença de potencial entre as placas mantida constante por uma bateria, o material isolante é substituído por um outro, que possui constante dielétrica K2 = 2 e que ocupa totalmente o espaço entre as placas. Qual é a razão U1/U2 entre as energias armazenadas pelo capacitor antes e depois da mudança do dielétrico?
(a) 3/4
(b) 4/3
(c) 4
(d) 1/4
(e) 2/3
(f) 3/2
(g) 1
Ver solução completaUma barra isolante fina de comprimento 2L é posicionada sobre o eixo X de um sistema de coordenadas com seu ponto médio sobre a origem, como mostrado na figura abaixo. A porção possui uma densidade linear de carga constante e a porção possui uma densidade linear . Considere que o potencial elétrico produzido pela barra é nulo em um ponto infinitamente afastado dela.
(a) Determine o potencial elétrico produzido pela barra em um ponto P sobre o eixo X, localizado a uma distancia da origem.
(b) Determine uma expressão assintótica para o resultado encontrado no item anterior no limite . Interprete esse resultado.
Formulário: , com .
Ver solução completa