P2 de Física 3 da UFRJ - 2012.2
Física 3 - UFRJ
Considere dois anéis circulares em repouso: um condutor e outro isolante . Ambos estão sujeitos a campos magnéticos não estacionários orientados para dentro do plano dos anéis. Quanto ao campo elétrico induzido e à corrente elétrica induzida , nos anéis, podemos afirmar que:
- , ; ,
- , ; ,
- , ; ,
- , ; ,
- , ; ,
Considere três situações independentes, envolvendo correntes estacionárias de intensidade com módulo e as correspondentes curvas ampèrianas . Qual é a circulação em cada uma das situações?
- , ,
- , ,
- , ,
- , ,
- , ,
- Considere um fio condutor retilíneo, muito longo, percorrido por uma corrente elétrica estacionária de intensidade . Utilizando a Lei de Ampère e que o campo magnético provocado por tal fio retilíneo é puramente circular (ou azimutal), deduza, detalhadamente, uma expressão para tal campo, indicando, com clareza, qual a curva Amperiana utilizada (Sugestão: use coordenadas cilíndricas)
- Utilizando a Lei de Biot-Savart, deduza, detalhadamente, o campo magnético , no centro de um anel condutor circular, de raio , percorrido por uma corrente elétrica estacionária de intensidade .
- Referindo-se agora à figura abaixo, temos um arame com uma parte retilínea muito longa e outra parte circular, de raio e centro . Utilizando os resultados dos itens anteriores, qual deve ser a posição (ordenada) da parte retilínea do arame, de modo que o campo magnético resultante no ponto seja nulo?
Ver solução completaTrês resistores cilíndricos circulares ôhmicos, , e , são construídos com o mesmo material, de resistividade conhecida . O resistor tem comprimento e área de seção reta , o resistor tem comprimento e área de seção reta , enquanto o resistor tem comprimento e área de seção reta . Se cada um desses resistores for submetido a uma mesma diferença de potencial entre suas extremidades, podemos afirmar, sobre os módulos () das densidades de corrente que fluem ao longo deles e sobre suas resistências que:
- e
- e
- e
- e
- e
Uma espira condutora retangular , rígida, de comprimento e largura está sujeita a um campo magnético estacionário, mas não uniforme, perpendicular ao seu plano, tal que , onde são coordenadas cilíndricas, os correspondentes vetores unitários, conforme indicados na figura, e . O lado da espira, mais próximo ao eixo , está a uma distância desse. A espira constitui-se de um material ôhmico e sua resistência total é igual a , ao passo que a sua autoindutância é desprezível.
- Determine o módulo do fluxo do campo magnético que atravessa a região plana interior da espira.
- Determine, com justificativa detalhada, no caso de a espira estar em repouso, se alguma corrente induzida circula ao longo da espira e, se for o caso, indique claramente o seu sentido e calcule o seu módulo.
- Considere agora que a espira se desloca para a direita a uma velocidade de módulo constante . Nessa nova situação, determine novamente, com justificativa detalhada, se alguma corrente induzida circula ao longo da espira e, se for o caso, indique claramente o seu sentido e calcule o seu módulo.
Um solenoide circular ideal, muito longo, tem número de espiras , raio e comprimento . Se alterarmos o raio e o número de espiras de tal solenoide, para o dobro e a metade, respectivamente, mantendo seu comprimento inalterado, o que ocorre com a sua autoindutância? Considere que o solenoide é muito longo (“infinito”): .
- Aumenta
- Diminui
- Depende da corrente que passa no solenoide
- Não se altera
Considere as seguintes três distribuições estacionárias de corrente: (I) Corrente ao longo de um anel circular; (II) Corrente ao longo das geratrizes (ou seja, na direção do eixo) de uma superfície cilíndrica circular muito longa (“infinita”), e (III) solenoide muito longo (“infinito”). Em qual dessas situações é conveniente usar a Lei de Ampère para determinar o campo magnético resultante?
- Somente a I
- Somente a II
- Somente a III
- I e II
- I e III
- II e III
Considere um campo magnético estacionário não uniforme dado por onde é a distância do ponto de aplicação do campo magnético até um determinado eixo, é o vetor unitário circular em torno de tal eixo, e . Qual opção indica a energia por unidade de comprimento ao longo do eixo, entre duas superfícies cilíndricas coaxiais com eixo supracitado, de raios e , com ?
Dois fios muito longos são percorridos por correntes elétricas estacionárias de mesma intensidade. Cada um de tais fios é constituído por dois segmentos retilíneos (muito longos) e por um arco circular intermediário (com abertura de ); os raios de tais arcos são tai que . Qual dos segmentos dá maior contribuição para o campo magnético resultante no ponto central ?
- II
- V
- I e III
- IV e VI
- Todos contribuem igualmente para .
Uma bússola encontra-se acima de um fio retilíneo, muito longo, percorrido por uma corrente elétrica estacionária de intensidade . Na sua posição de equilíbrio estável, quais são o sentido do vetor momento de dipolo magnético da bússola e a sua energia potencial , supondo que esta última é zero quando .
- e
- e
- e
- e
- e
- e
Um capacitor usual de placas muito grandes (“infinitas”), planas e paralelas, está sendo lentamente carregado. Em termos dos vetores unitários , e , assinale a opção que melhor indica a direção e sentido dos campos elétrico e magnético, respectivamente, dentro do capacitor.
- e
- e
- e
- e
- e
- e