Considere um feixe de luz monocromática com comprimento de onda que se propaga no ar e incide quase perpendicularmente numa camada de vidro com índice de refração , muito fina, de espessura igual a .
Podemos afirmar que o feixe refletido, em relação ao feixe incidente, terá uma intensidade:
igual a do feixe incidente
menor do que a do feixe incidente
maior do a do feixe incidente
com os dados fornecidos não é possível afirmar nada
nenhuma das respostas anteriores
Passo 1
Quando a luz é refletida num filme fino de vidro, ela resulta da interferência de dois raios.
Um é o raio que apenas sofre reflexão no topo do filme, e o outro é o que penetra no vidro, e reflete no fundo do filme, voltando e interferindo com o primeiro raio.
Com isso, para sabermos qual a intensidade da luz refletida, precisamos saber se essa interferência será construtiva ou destrutiva.
Passo 2
Como o índice de refração do filme é maior do que o do ar, temos que só o raio que sofre reflexão no topo do filme tem uma mudança de fase de devido a reflexão. Como o segundo não tem essa mudança temos que a diferença de fase entre esses dois raios é
Agora temos que calcular a diferença de fase por causa da diferença de caminho. O raio que entrou no filme percorreu um caminho a mais que o raio que refletiu no topo do filme. Também temos que lembrar que o comprimento de onda do raio dentro do filme muda para . Assim
Assim a diferença de fase total será
Lembrando que se é um número par a interferência é construtiva e se e um número ímpar a interferência é destrutiva. Assim como é , vamos ter uma interferência destrutiva e a intensidade do feixe resultante será menor do que a do feixe incidente.
Resposta
Letra (b), menor do que a do feixe incidente