P1 de Física II da UFF - 2019.2
2 - Um estudante a usa uma carga de prova e um outro estudante b usa uma carga de prova para medir um campo elétrico produzido por cargas estacionárias. O estudante a encontra um campo que é:
- o mesmo que o campo encontrado por b.
- maior que o campo encontrado por b.
- menor que o campo encontrado por b.
- maior ou menor que o campo encontrado por b, dependendo das massas das cargas de prova.
- maior ou menor que o campo encontrado por b, dependendo das acelerações das cargas de prova.
4 - Uma carga negativa, livre, tenderá a se mover
- do potencial elétrico mais alto para o potencial elétrico mais baixo.
- do potencial elétrico mais baixo para o potencial elétrico mais alto.
- em direção ao infinito.
- para longe do infinito.
- no sentido do campo elétrico.
13 - Um capacitor de placas paralelas de capacitância é carregado por uma bateria a uma diferença de potencial . Agora, o capacitor é desconectado da bateria e imerso em um recipiente com água destilada de constante dielétrica . Podemos afirmar que:
- A capacitância aumenta por um fator .
- A diferença de potencial entre as placas aumenta de um fator .
- A energia armazenada no capacitor diminui de um fator .
- I, II e III
- Apenas I e II
- Apenas a III
- Apenas I e III
- Apenas II
15 - Uma esfera isolante maciça de raio encontra-se uniformemente carregada com uma densidade volumétrica de carga . Ela está envolvida, sem contato elétrico, por uma casca esférica condutora, com uma carga total e raio interno e raio externo (), como mostrado na figura abaixo. A esfera e a casca são concêntricas e o sistema se encontra em equilíbrio eletrostático. O módulo do campo elétrico produzido pelo sistema dentro da casca condutora vale.
- Zero
8 - Um grão de poeira tem a forma de uma esfera de raio igual a . Ele possui uma carga negativa uniformemente distribuída sobre seu volume, de forma que o potencial elétrico em sua superfície vale . Considerando que o potencial é nulo em um ponto infinitamente afastado do grão, podemos afirmar que a carga total do grão vale:
6 - Uma esfera condutora oca tem raios de e , como mostrado na figura. A esfera carrega um excesso de carga . Uma carga pontual de está presente no centro da cavidade interna à esfera. A densidade de carga superficial na superfície esférica interna vale
- Zero
3 - Duas grandes placas paralelas isolantes carregam carga de igual magnitude, uma positiva e outra negativa, que é distribuída uniformemente sobre suas superfícies internas. Classifique os pontos de 1 a 5 de acordo com a magnitude do campo elétrico nos pontos, do menor para o maior.
11 - Considere um plano infinito, uniformemente carregado, coincidente com o plano XY e um dado sistema de coordenadas. Sobre o campo elétrico produzido por este plano, considere as afirmativas abaixo:
- é independente das coordenadas x e y.
- A direção de é paralela ao eixo Z em todos os pontos do espaço.
- aponta no mesmo sentido em todos os pontos do espaço.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
- Apenas II
- Apenas I e III
- Apenas III
- I, II e III
- Apenas I e II
5 - Os pontos R e T encontram-se nos vértices opostos de um quadrado de lado d. As cargas mostradas na figura (Q e -Q) estão em repouso nos outros dois vértices do quadrado, gerando um campo elétrico do tipo de dipolo. O trabalho realizado pela força elétrica no deslocamento de uma carga de prova do ponto R ao ponto T é:
- Zero
1 - Uma carga de está uniformemente distribuída ao longo do eixo x de a . Qual das seguintes integrais está correta para a magnitude (em N/C) do campo elétrico em m no eixo x?
Ver solução completa14 - Quatro partículas carregadas são fixadas sobre os vértices de um quadrado de lado a, como mostrado na figura abaixo. Duas delas possuem carga e as outras duas possuem carga . Este quadrado encontra-se sobre o plano XY, com seu centro sobre a origem e seus lados paralelos aos eixos X e Y. O eixo Z é perpendicular ao plano do quadrado e passa por seu centro. Sobre essa situação, assinale a alternativa CORRETA:
- O campo elétrico resultante produzido pelas quatro partículas tem a mesma intensidade em todos os pontos do eixo X.
- O trabalho realizado pela força elétrica ao trazer as quatro partículas do infinito até a configuração indicada na figura é nulo.
- O campo elétrico resultante produzido pelas quatro partículas é nulo em todos os pontos do eixo Z.
- A força elétrica resultante sobre qualquer uma das partículas devido às outras três é nula.
- Uma partícula carregada abandonada do repouso sobre o centro do quadrado entrará em movimento devido à ação de uma força elétrica.
12 - Na figura abaixo, as linhas pontilhadas representam algumas superfícies equipotenciais de uma distribuição de cargas esfericamente simétrica com carga total positiva. Uma partícula de carga positiva pode ser deslocada do ponto a até alguns possíveis pontos finais b, indicados na figura. O deslocamento é feito por meio das trajetórias A, B, C e D indicadas. Sobre o trabalho realizado pela força elétrica que atua sobre a partícula ao longo dessas trajetórias (, , e , respectivamente), é CORRETO afirmar que:
7 - Uma carga pontual Q é posicionada dentro de uma casca esférica metálica neutra, conforme indicado na figura. O vetor campo elétrico no ponto P é dado por:
Ver solução completa10 - A figura abaixo mostra as linhas do campo eletrostático produzidas por um par de partículas de cargas q1 e q2. A figura mostra ainda duas superfícies imaginárias e fechadas, S1 e S2, indicadas pelas linhas tracejadas. A superfície S1 envolve apenas a partícula de carga q1, enquanto S2 envolve as duas partículas. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo:
- O fluxo de campo eletrostático através de S1 vale .
- O fluxo de campo eletrostático através de S1 é negativo.
- O fluxo de campo eletrostático através de S2 é nulo.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
- Apenas I
- Apenas II
- Apenas II
- Nenhuma delas
- I, II e III
Considere os dois circuitos mostrados na figura abaixo. Todos os capacitores são idênticos e tem capacitâncias iguais a . A diferença de potencial entre os terminais e também é a mesma. Sejam e as capacitâncias equivalentes dos circuitos e entre os terminais e respectivamente. Nessa situação, podemos afirmar que a razão vale: