P3 de Física II da UFF - 2018.2
Um circuito LC funciona como um oscilador eletromagnético ideal com frequência angular e energia total . Se representa a carga máxima no capacitor e a corrente máxima que circula no circuito, é CORRETO afirmar que:
Quando a carga no capacitor for nula, a energia acumulada no indutor será .
Quando a corrente for , a carga no capacitor será .
A carga máxima no capacitor vale .
A corrente máxima que circula no circuito é .
A diferença de potencial no indutor é máxima quando a corrente é .
Ver solução completaUma partícula carregada com carga está se movendo para a direita paralelamente a um fio que conduz uma corrente elétrica também para a direita, como ilustrado na figura.
Se a distância da partícula ao fio é muito menor do que o comprimento do fio, a força experimentada pela partícula é:
, na direção vertical, para baixo.
, na direção vertical, para cima.
, na direção vertical, para cima.
, na direção vertical, para baixo.
, na direção vertical, para baixo.
Ver solução completaUm resistor de resistência , uma fonte de CA de fem de pico e frequência angular de e um indutor são acoplados em série. Para que a corrente de pico seja de , quanto deve valer a indutância do indutor utilizado?
Ver solução completa
Um capacitor de placas paralelas circulares muito próximas, inicialmente carregado com carga , descarrega através de uma resistência .
Lembrando que a carga no capacitor decai exponencialmente de acordo com e sabendo que a área das placas vale , calcule o módulo da corrente de deslocamento no interior das placas do capacitor:
.
.
.
.
.
Ver solução completaUm circuito RLC em série é alimentado por uma fonte CA com frequência duas vezes maior que a frequência de ressonância. Sobre as reatâncias do sistema, podemos afirmar que:
.
.
.
.
.
Ver solução completaConsidere um capacitor de placas paralelas enquanto está sendo carregado. Quais das seguintes afirmações é correta:
Não há campo magnético entre as placas do capacitor porque nenhuma carga é transferida entre as placas.
Há campo magnético entre as placas do capacitor mesmo não havendo transferência de cargas, pois o fluxo de campo magnético está variando entre as placas.
Há campo magnético entre as placas do capacitor mesmo não havendo transferência de cargas, pois o fluxo de campo elétrico está variando entre as placas.
A magnitude do campo magnético entre as placas está crescendo com o tempo porque a carga nos capacitores está aumentando.
Há campo magnético entre as placas apenas se a taxa na qual o capacitor está sendo carregado estiver variando no tempo.
Ver solução completaTrês espiras circulares oscilam na presença de um campo magnético uniforme, como ilustrado na figura.
A espira 1 oscila de um lado para outro como um pêndulo, a espira 2 oscila em torno do seu eixo vertical e a espira 3 (presa na extremidade de uma mola) oscila para cima e para baixo.
Em todos os casos, as espiras se movimentam completamente dentro da região de campo magnético. Em quais espiras haverá uma fem induzida?
Apenas na espira 1
Espiras 1 e 2
Apenas na espira 3
Apenas na espira 2
Espiras 1, 2 e 3
Ver solução completaA figura ilustra uma espira circular de raio na qual circula uma corrente elétrica no sentido horário. A espira situa-se no plano e um campo magnético uniforme externo de magnitude aponta na direção positiva do eixo , como ilustrado.
A magnitude do momento de dipolo magnético da espira é .
Qual a intensidade da corrente na espira?
Ver solução completa
Em um circuito CA genérico, a amplitude da corrente que passa por um dado resistor foi medida e vale . A ddp neste mesmo resistor também foi medida (usando-se um osciloscópio): a amplitude da onda observada vale e o período da onda vale .
A expressão para a corrente que atravessa o resistor e sua ddp em função do tempo são representadas pelas funções:
e
e
e
e
e
Ver solução completaConsidere um circuito ideal constituído apenas por um indutor (indutância ) e um capacitor (capacitância ) em série. O gráfico de fasores que melhor descreve a corrente e as ddps no circuito é:
Ver solução completaUm elétron se movimenta em uma trajetória retilínea com velocidade na presença de um campo elétrico e de um campo magnético constantes. A componente da velocidade do elétron é:
Ver solução completa
Um circuito RLC em série é alimentado por uma fonte de CA de e possui frequência ajustável. Quando o circuito se encontra em ressonância, a corrente de pico vale e a ddp no indutor de indutância vale .
Portanto, a resistência e a capacitância valem:
Ver solução completa
A figura ilustra uma espira circular de raio na qual circula uma corrente elétrica no sentido horário. A espira situa-se no plano e um campo magnético uniforme externo de magnitude aponta na direção positiva do eixo , como ilustrado.
A magnitude do momento de dipolo magnético da espira é .
Se a espira for liberada, a partir do repouso, da configuração mostrada na figura, seu movimento devido ao torque magnético é tal que (considere os 4 pontos representados na espira, rotulados de a , b , c e d ):
a espira não se moverá, pois está em uma configuração de equilíbrio estável.
ponto a move-se para fora da página e ponto move-se para dentro da página.
ponto a move-se para dentro da página e ponto move-se para fora da página.
ponto b move-se para fora da página e ponto move-se para dentro da página.
ponto b move-se para dentro da página e ponto move-se para fora da página.
Ver solução completaA figura abaixo ilustra uma partícula que descreve uma trajetória semicircular ao entrar em uma região com campo magnético uniforme.
O raio da trajetória é e o módulo da velocidade da partícula ao entrar na região com campo magnético é . Sabendo que a partícula tem massa e carga , qual a magnitude e sentido do campo magnético?
, entrando na folha de papel.
, saindo na folha de papel.
, entrando na folha de papel.
, saindo na folha de papel.
, entrando na folha de papel.
Ver solução completa