Passo 1
Vamos começar pela figura . A carga que está dentro da cavidade induz na superfície mais próxima dela (a superfície interior da casca) uma carga igual a ela mas se sinal oposto, igual a .
Passo 2
Continuando na figura . A carga da casca não muda, pois só temos eletrização por indução no problema. Por isso, o que sobrar vai ficar na parte de fora da casca!
Passo 3
Agora, indo para a figura : colocar uma carga fora não muda nada: apenas faz com que as cargas positivas migrem para baixo da casca, numa posição mais próxima à carguinha externa .
Mas a carga total da superfície de fora é a mesma e nada muda na superfície de dentro.
Resposta
Letra (a)
Exercícios de Livros Relacionados
Determine X nas seguintes reações nucleares: (a) 1 H+ 9 B e → X+n ; (b) 12 C + 1 H → X ; (c) 15 N + 1 H →4 H e+X . (Sugestão: consulte o Apêndice F.)
Calcule o número de coulombs de carga positiva que estão presentes em 250c m 3 de água (neutra). (Sugestão: um átomo de hidrogênio contém um próton; um átomo de oxigênio contém oito prótons.)
Se um gato se esfrega repetidamente nas calças de algodão do dono em um dia seco, a transferência de carga do pelo do gato para o tecido de algodão pode deixar o dono com um excesso de carga de - 2,00
A atmosfera da Terra é constantemente bombardeada por raios cósmicos provenientes do espaço sideral, constituídos principalmente por prótons. Se a Terra não possuísse uma atmosfera, cada metro quadrad
Uma corrente de 0,300A que atravesse o peito pode produzir fibrilação no coração de um ser humano, perturbando o ritmo dos batimentos cardíacos com efeitos possivelmente fatais. Sea corrente dura 2,00