Coloque os seguintes tipos de interações iônicas e moleculares na ordem crescente de magnitude:
a) íon-dipolo
b) dipolo induzido-dipolo induzido
c) dipolo-dipolo na fase gás
d) íon-íon
e) dipolo-dipolo na fase sólido.
Passo 1
Precisamos antes de começar a analisar as opções, lembrar que as interações intermoleculares são interações eletrostáticas entre cargas pontuais e cargas parciais, em que cargas opostas se atraem!
Assim, se analisarmos entre íon, molécula que faz dipolo-dipolo e molécula que faz dipolo-induzido, temos três situações diferentes de cargas:
- uma carga pontual no íon, já que ele vai ser ânion ou cátion e vai ter uma carga positiva ou negativa efetiva;
- um dipolo (ou seja, uma carga parcial negativa e outra positiva) permanente na molécula que faz dipolo-dipolo, já que, pela diferença de eletronegatividades, o momento dipolo resultante vai definir onde temos um polo positivo e onde temos um polo negativo;
- um dipolo momentâneo na molécula que faz dipolo-induzido, porque é um dipolo causado pela movimentação dos elétrons da ligação, e que só é sustentado porque o dipolo momentâneo em uma molécula induz outra molécula a criar um dipolo também etc.
Ou seja, se tivermos que definir por força de atração ou capacidade de atrair uma carga oposta por força eletrostática, a ordem seria:
Agora vamos analisar as opções!
Passo 2
Dentre todas as opções, a mais forte de todas vai ser a interação íon-íon, já que o íon é o mais capaz de atrair uma carga oposta para si!
E a mais fraca de todas vai ser a dipolo induzido – dipolo induzido, já que é a carga mais fraca e, consequentemente, que atrai menos as cargas opostas.
Agora só precisamos decidir entre as outras 3, qual ordem vai ser.
Passo 3
Como o íon é o mais forte na atração eletrostática, a ligação íon-dipolo vai ser mais forte do que as duas dipolo-dipolo.
Agora é só decidir como o estado físico altera na ligação...
Quando as moléculas estão no estado sólido, elas estão mais próximas, menos agitadas e mais organizadas, né? Enquanto no estado gasoso elas estão mais agitadas, em movimento aleatório e colidindo umas nas outras. Por isso, a interação dipolo-dipolo no estado sólido é mais fácil de acontecer do que no estado gasoso!
Assim, a dipolo-dipolo no estado sólido é mais forte do que no estado gasoso 😊
Resposta
Colocando tudo em ordem crescente...
dipolo induzido-dipolo induzido dipolo-dipolo na fase gás dipolo-dipolo na fase sólido íon-dipolo íon-íon