Coloque os seguintes tipos de interações iônicas e moleculares na ordem crescente de magnitude:

a) íon-dipolo

b) dipolo induzido-dipolo induzido

c) dipolo-dipolo na fase gás

d) íon-íon

e) dipolo-dipolo na fase sólido.

Passo 1

Precisamos antes de começar a analisar as opções, lembrar que as interações intermoleculares são interações eletrostáticas entre cargas pontuais e cargas parciais, em que cargas opostas se atraem!

Assim, se analisarmos entre íon, molécula que faz dipolo-dipolo e molécula que faz dipolo-induzido, temos três situações diferentes de cargas:

  • uma carga pontual no íon, já que ele vai ser ânion ou cátion e vai ter uma carga positiva ou negativa efetiva;
  • um dipolo (ou seja, uma carga parcial negativa e outra positiva) permanente na molécula que faz dipolo-dipolo, já que, pela diferença de eletronegatividades, o momento dipolo resultante vai definir onde temos um polo positivo e onde temos um polo negativo;
  • um dipolo momentâneo na molécula que faz dipolo-induzido, porque é um dipolo causado pela movimentação dos elétrons da ligação, e que só é sustentado porque o dipolo momentâneo em uma molécula induz outra molécula a criar um dipolo também etc.

Ou seja, se tivermos que definir por força de atração ou capacidade de atrair uma carga oposta por força eletrostática, a ordem seria:

í o n > m o l é c u l a   q u e   f a z   d i p o l o - d i p o l o > m o l é c u l a   q u e   f a z   d i p o l o   i n d u z i d o

Agora vamos analisar as opções!

Passo 2

Dentre todas as opções, a mais forte de todas vai ser a interação íon-íon, já que o íon é o mais capaz de atrair uma carga oposta para si!

E a mais fraca de todas vai ser a dipolo induzido – dipolo induzido, já que é a carga mais fraca e, consequentemente, que atrai menos as cargas opostas.

Agora só precisamos decidir entre as outras 3, qual ordem vai ser.

Passo 3

Como o íon é o mais forte na atração eletrostática, a ligação íon-dipolo vai ser mais forte do que as duas dipolo-dipolo.

Agora é só decidir como o estado físico altera na ligação...

Quando as moléculas estão no estado sólido, elas estão mais próximas, menos agitadas e mais organizadas, né? Enquanto no estado gasoso elas estão mais agitadas, em movimento aleatório e colidindo umas nas outras. Por isso, a interação dipolo-dipolo no estado sólido é mais fácil de acontecer do que no estado gasoso!

Assim, a dipolo-dipolo no estado sólido é mais forte do que no estado gasoso 😊

Resposta

Colocando tudo em ordem crescente...

dipolo induzido-dipolo induzido   < dipolo-dipolo na fase gás < dipolo-dipolo na fase sólido <   íon-dipolo < íon-íon

Exercícios Resolvidos de Interações intermoleculares

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Qual das seguintes moléculas provavelmente formará ligações de hidrogênio: P H 3 ; H B r ; C 2 H 4 ; H N O 2 .
Você esperaria que a energia de interação, dada pela Eq. 4, entre duas moléculas polares em rotação depende da temperatura? Se isso acontecer, a interação cresce ou diminui, quando a temperatura aumen
Em cada par, indique qual substância possui as forças intermoleculares mais fortes e explique seu raciocínio: N eo uA r ; N F 3o uB F 3 ; S i H 4o uG e H 4 ; N a Fo uH F .
Identifique, apresentando suas razões, que substância em cada par tem, provavelmente, o ponto de ebulição normal mais alto (as estruturas de Lewis podem ajudar nos seus argumentos): H 2 So uH 2 O 2 ;
Estivemos usando os termos “interações intermoleculares” e “forças intermoleculares”, um pelo outro, sem distinção. Mas é importante reconhecer que existe uma diferença entre a força e a energia poten