Identifique o arranjo (I, II ou III, todas as moléculas são , que deve corresponder às atrações intermoleculares mais fortes e justifique sua escolha.
Passo 1
Antes de mais nada vamos analisar como que funciona a polaridade do , já que precisamos analisar em qual arranjo as cargas opostas vão se atrair melhor!
Se você não sabe fazer a geometria do não tem problema, já que o próprio problema já mostrou que é um carbono central com dois hidrogênios ligados de um lado e dois cloros de outro!
Vamos pegar uma dessas moléculas para calcular o momento dipolo resultante:
Podemos ver que a tendência da molécula é, então, ter um polo negativo perto dos e um polo positivo no outro extremo, perto dos
Passo 2
Agora, é só a gente pensar em um arranjo em que os polos positivos fiquem em contato com os polos negativos e vice-versa, já que como a interação é dada por uma atração eletrostática entre os dois polos, eles precisam estar o mais perto possível!
Além disso, cargas iguais se repelem, e o ideal é que elas estejam o mais afastadas possível!
Se você olhar os 3 arranjos, é fácil de reparar que no terceiro as cargas parciais positivas e negativas vão estar mais perto! Por isso, esse é o arranjo preferencial 😊
Resposta
O arranjo III, pois as cargas opostas estão mais próximas, facilitando a atração eletroestática, e as cargas iguais mais afastadas, evitando a repulsão.