Descreva pelo menos três maneiras pelas quais um erro sistemático pode ocorrer durante o uso de uma pipeta para transferir um volume conhecido de um líquido.
Passo 1
Opaa, para responder essa pergunta a gente vai se imaginar dentro de um laboratório! De jaleco, calça jeans, tênis e cabelo preso, por favor heim! Hahaha
Um erro sistemático tende a ser um erro constante, que se repete. Então para ajudar a gente ter certeza que o erro que estamos pensando é sistemático ou não, vamos imaginar que ao invés de transferir esse volume apenas uma vez, estamos trasferindo vezes!
Passo 2
O primeiro erro sistemático pode vir da calibração da pipeta! Ela pode não ter sido calibrada ou calibrada incorretamente, dessa forma todas as nossas medidas vão carregar esse mesmo erro.
Um erro comum na hora de usar a pipeta é trazer a pipeta para a altura dos olhos na hora de conferir o menisco:
Nessa imagem a gente vê três situações, na situação estamos olhando a pipeta no nível dos olhos, na de cima e na de baixo. Reparou que existe uma distorção de onde o menisco esta?! Nesse caso quando olhamos o líquido de um ângulo qualquer existe uma distorção que impede a gente de ver exatamente onde esta o nível, provocando um erro de paralaxe!
Agora por fim a pipeta esta devidamente calibrada, e estamos olhando a marcação na altura dos olhos! Mas ela foi calibrada para uma temperatura de , mas estamos fazendo essa medida em uma laboratório sem ar-condicionado em pleno verão, marcando ! Por causa da expansão volumétrica do vidro o volume marcado vai ser diferente do volume real e isso vai trazer pra a gente um erro em todas as medidas!
Resposta
Calibração incorreta.
Erro de paralaxe.
Temperatura diferente da temperatura de calibração.