Explique a diferença entre:

  1. Erro aleatório e erro sistemático
  2. Erro absoluto e erro relativo
  3. Precisão e exatidão

Passo 1

Então pessoal, essa questão ela pega conceitos básicos de estatística que, geralmente, causam uma confusão e pede que a gente diferencie uma coisa da outra. Bora lá então!

A primeira coisa é diferenciar erro sistemático de erro aleatório.

O erro sistemático é aquele que a gente consegue prever. Geralmente, ele está associado a alguma limitação dos instrumentos utilizados. Por exemplo, se você for medir a distância de dois pontos com a sua régua, haverá um erro sistemático na medida proveniente da calibração da régua ou da incerteza da medida. Os erros sistemáticos muitas vezes podem ser medidos.

Já os erro aleatórios não podem ser medidos ou calculados. Eles são provenientes de coisas que não podemos controlar. No exemplo da medida da régua, teríamos erros aleatórios produzidos pela variação da luz no ambiente, o ângulo de leitura da medida da régua, o posicionamento da régua etc. Os erros aleatórios podem ser reduzidos através de maior rigor nos métodos utilizados, porém nunca poderão ser exterminados.

Passo 2

No segundo item, precisamos diferenciar erro absoluto de erro relativo.

O erro absoluto é simplesmente a diferença entre o valor obtido e o valor real. Dessa forma, o erro absoluto pode ser calculado conforme a fórmula abaixo:

E = x i - x v

Já o erro relativo é uma medida que expressa a porcentagem da variação do erro absoluto, ou seja, quantos por cento do valor real representa aquele erro encontrado. Ele pode ser escrito matematicamente da seguinte forma:

E r = x i - x v x v × 100 %

Passo 3

Por fim, precisamos diferenciar exatidão de precisão.

A exatidão representa o quão próximo os valores encontrados estão próximos do valor real. Sendo assim, quanto mais próximo a média das medidas estiver do valor verdadeiro, mais exato será a análise.

Já a precisão está relacionada à consistência das medidas, ou seja, quanto mais próximas as medidas estiverem uma das outras, mais preciso será o método utilizado.

Podemos ver isso com a ajuda de uma imagem:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Introdução a Métodos Estatísticos

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Problema Desafiador. Os dados que seguem representam três conjuntos de dados para a massa atômica do antimônio obtidos a partir do trabalho de Willard e McAlpine:(g) Compare a média global dos 11 dado
Calcule o desvio padrão absoluto e o coeficiente de variação para os resultados dos seguintes cálculos. Arredonde cada resultado de maneira que se inclua apenas os algarismos significativos. Os número
Uma perda de 0,4 mg de Zn ocorre durante uma análise envolvendo este elemento. Calcule o erro porcentual relativo devido a essa perda se o peso de Zn na amostra for*(a) 40 mg. (b) 175 mg.*(c) 400 mg.
Faça a distinção entreO significado da palavra amostra como é usada nos contextos químico e estatístico.O desvio padrão da amostra e o desvio padrão da população.
Encontre a média e a mediana para cada um dos conjuntos de dados que seguem. Determine o desvio em relação à média para cada ponto dos conjuntos e encontre o desvio médio para cada conjunto. Use uma p