Suponha que a carga da Figura a) abaixo seja fixa. Uma pequena partícula com carga positiva é colocada em algum ponto na figura e, a seguir, é libertada.

a) A trajetória da partícula seguirá uma linha de campo elétrico? Por quê?

Suponha, por outro lado, que a partícula seja colocada em algum ponto na Figura b) abaixo e libertada, considerando que as cargas + q e – q estão fixas.

b) A trajetória seguirá uma linha de campo elétrico? Novamente, por quê?.

Explique quaisquer diferenças entre suas respostas para as diferentes situações.

Passo 1

Para a gente matar esse exercício, é importante que se lembre de que o campo elétrico E → é sempre tangente à linha de campo, blz? E o que temos nas figuras acima são extamente as linhas de campo elétrico gerado pelas cargas.

Então, como sabemos que a força sobre uma partícula carregada Q na presença de   E → é dada por

F → = Q   E → ,

a força que atua sobre Q também é tangente às linhas de campo elétrico e, por isso, a partícula carrega vai ter o movimento que tem a mesma direção do campo elétrico   E → , tranquilo?

Passo 2

a) Como temos uma carga Q > 0 , então, no caso da Figura a), a partícula seguirá um caminho cuja trajetória coincidirá com aquela das linhas de campo, como está na figura abaixo.

Fica atento, porque, mesmo nesse caso, o campo elétrico   E → também é tangente às linhas de campo em todos os pontos, no entanto, em particular, tem a mesma direção dessas linhas.

Como mostra a figura, as forças F → e F → ’ tem intensidades diferentes, pois são tomadas em regiões cujas distâncias da carga + q são diferentes e, por isso, os campos elétricos   E → e   E → ’. Apesar dos módulos dessas forças serem diferentes, a direção e sentido delas estão ao longo das linhas de campo.

Passo 3

b) Agora, diferente do caso anterior em que a direção de  E → coincidia com as linhas de campo, aqui o campo elétrico continua tangente às linhas de campo, MAS NÃO tem a mesma direção das linhas de campo, como está desenhado abaixo.

Agora, a força terá a mesma direção que campo elétrico tem no ponto em que estamos considerando. Terá intensidades diferentes ao longo da linha de campo, mas sempre tangente à linha de campo em todos os pontos.

Na figura, Q seguirá uma trajetória na direção do campo naquele ponto, com forças diferentes em cada ponto, pois o campo também é diferente em pontos diferentes.

Tranquilo? É muito importante que você compreenda a diferença entre esses dois casos, blz?? Fica ligado nisso...

Resposta

  1. Sim, Q seguirá a trajetória das linhas de campo, pois a direção de  E → , e portanto a mesma da força F → , que coincide com a das linhas de campo;
  2. Não, pois Q seguirá uma trajetória que é tangente às linhas de campo, já que o campo elétrico é tangente às linhas e, nesse caso, não coincide com as linhas de campo.

Exercícios Resolvidos de Linhas de Campo Elétrico

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Um elétron está no eixo de um dipolo elétrico, a 25n m de distância do centro do dipolo. Qual é o módulo da força eletrostática a que está submetido o elétron se o momento do dipolo é 3,6 · 10 - 29C .
Na figura abaixo, um elétron (e) é liberado a partir do repouso no eixo central de um disco uniformemente carregado de raio R. A densidade superficial de cargas do disco é + 4,00μ C / m 2 . Determine
Suponha que a carga indicada na figura 21.29 a seja fixa. Uma pequena partícula com carga positiva é colocada em algum ponto na figura e, a seguir, libertada. A trajetória da partícula seguirá uma lin
Na Fig. 22-60, oito partículas estão no perímetro de um quadrado de lado d= 2,0 cm. As cargas das partículas são q1 = +3e, q2 = + e, q3 = -5e, q4 =-2e, q5 = +3e, q6 = +e, q7 = -5e e q8 = + e. Em termo
Uma partícula carregada positivamente está livre para se mover em uma região de campo elétrico não-nulo E → . Qual ou quais afirmações são verdadeiras?A partícula está acelerada na direção perpendicul