Enunciado

Para o sistema massa-mola mostrado, determine a deflexão estática δ e s t , o período τ do sistema, e a velocidade máxima v m á x que resultam quando o cilindro é deslocado de 100mm para baixo a partir da sua posição de equilíbrio e solto.

Passo 1

A deflexão estática pode ser obtida pela força peso e pela força da mola exercida sobre o corpo, pela Segunda Lei de Newton:

∑ F y = k x - m g = 0

Onde x será a deflexão sobre a mola, e portanto a deflexão estática para o caso em que o sistema está em equilíbrio, então isolando x:

x = δ e s t = m g k

δ e s t = ( 2 k g ) ( 9.81 m / s 2 ) 98 N / m = 0.20 m

Passo 2

E então o cilindro é deslocado 100mm em relação ao equilíbrio anterior, para encontrarmos o período das oscilações vamos precisar encontrar a frequência do sistema, a equação da frequência é:

ω n   = k m

Substituindo todos os valores dados no enunciado:

ω n   = 98 N / m 2 k g = 7   r a d / s

Expressando a equação do período:

τ = 2 π ω n  

Resolvendo utilizando o valor que encontramos:

τ = 2 π ω n   = 0.898   s

Passo 3

Para a velocidade, precisamos utilizar a equação da posição e derivá-la:

x = C s e n ( ω n t + ψ )

x ˙ = ω n C c o s ( ω n t + ψ )

E para ela ser máxima, a função cosseno deve ser igual a 1, logo:

x ˙ m a x = ω n C

Como sabemos C, já que foi dito que o objeto foi deslocado 100 mm da posição de equilíbrio, e a frequência nos calculamos, basta substituir:

x ˙ m a x = ( 7 r a d / s ) 0.1 m = 0.7 m / s

Resposta

δ e s t = 0.20 m

τ = 0.898   s

x ˙ m a x = 0.7 m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Substitua as molas em cada um dos dois casos representados, por uma única mola de rigidez k (rigidez equivalente da mola), que fará com que cada massa vibre com sua frequência original.
Prove que a frequência natural f n de oscilação da massa m independe de θ .
30. O corpo de 3,6k g do problema 8.28 é liberado a partir do repouso a uma distância x 0 à direita da posição de equilíbrio. Determine o deslocamento x como uma função do tempo t , onde t = 0 é o ins
35. A figura representa a relação deslocamento-tempo medida para uma vibração com um amortecimento pequeno, onde é impraticável se alcançar resultados precisos medindo as amplitudes aproximadamente ig
37. Um sistema massa-mola amortecido é liberado a partir do repouso com deslocamento inicial positivo x 0 . Se o deslocamento máximo positivo seguinte é x 0 / 2 , determine o fator de amortecimento ξ