Levando em consideração a teoria do complexo ativado, podemos afirmar que o complexo ativado:
- possui menos energia que os reagentes ou os produtos.
- sempre forma produtos.
- é um composto estável.
- possui mais energia que os reagentes ou os produtos.
Passo 1
a) Para analisar a letra a, vamos dar uma olhada nessa imagem aqui de baixo:
O complexo ativado é uma espécie hipotética que se encontra no meio do caminho reacional, onde nem as ligações dos reagentes foram completamente quebradas, nem as ligações dos produtos foram completamente formadas.
Ele é uma espécia beeeem energética. Inclusive, a energia de ativação é a diferença de energia entre a energia dos reagentes e a energia do complexo ativado, representando aquela barreira energética que a gente tem que vencer pra reação acontecer.
A partir disso, concluímos que a letra a é falsa! O complexo ativado possui mais energia que os reagentes e os produtos.
Passo 2
b) O complexo ativado só vai virar produto se as moléculas envolvidas tiverem energia suficiente para isso! Ou seja, se as moléculas tiverem uma energia maior ou igual à energia de ativação, elas tem energia suficiente para romper 100% as ligações entre reagentes e formar 100% as ligações dos produtos. Essa condição indica que nem sempre o complexo ativado vai virar produto.
Passo 3
c) Mais uma vez, uma imagem diz mais que mil palavras ahahah:
Como podemos ver, o complexo ativado é um estado teórico de transição – ele não é nem produto nem reagente, e nem conseguir isolar ele na reação a gente consegue! Por isso, ele não é estável, essa alternativa é falsa.
Passo 4
d) Quando discutimos o item a, já vimos que essa alternativa é verdadeira. O completxo ativado tem, sim, maior energia que os reagentes e que o produto.
Resposta
Letra D.