Comente a seguinte afirmação: “As ligações químicas são ou 100% iônicas ou 100% covalentes”. Exemplifique analisando o caráter covalente ou iônico das ligações em , , , , e .
Passo 1
Uma ligação não é necessariamente 100% iônica ou 100% covalente.
A gente já viu que uma ligação pode ter um caráter iônico maior ou menor e um caráter covalente maior ou menor, dependendo das eletronegatividades envolvidas, da razão carga/raio dos átomos, etc.
Passo 2
Mas pensa na ligação .
Apolar, dois caras iguaizinhos! Bem, nesse caso dá pra dizer que ela é puramente covalente. Mas mesmo uma ligação assim pode assumir características polares, acredita?
A gente pode “provocar” um momento dipolo nessa molécula, aproximando ela de um momento dipolo forte.
Tipo assim. Tá lá a molécula de tranquilona, com os elétrons igualmente distribuídos, nuvem eletrônica nem um pouco distorcida.
E aí um cara super positivo se aproxima dessa molécula.
E puxa a nuvem eletrônica em direção a um dos átomos de flúor.
Mas tudo bem, isso foi só pra dizer que mesmo a molécula “mais 100% covalente” pode deixar de ser, frente a determinadas situações.
Passo 3
Então, vamos analisar o caráter covalente das ligações em , , , , e .
Como a gente já viu, numa situação “normal”, o é um cara 100% covalente.
Pela tabela de eletronegatividade () , a gente pode pegar os seguinte dados:
Conforme a eletronegatividade dos caras ligados ao flúor vai diminuindo, a diferença de eletronegatividade da ligação vai aumentando ().
E com a diferença de eletronegatividade aumentando, o caráter iônico vai aumentando.
No , por exemplo, com diferença de eletronegatividade igual a , o caráter das ligações já é predominantemente iônico (diferença maior que 1,7).
Mas o tem ligações mais iônicas, e o ainda mais.
Tendo tudo isso em mente, é mais adequado falar do caráter iônico e caráter covalente das ligações do que dizer que uma ligação é uma coisa ou outra.
Passo 4
Resumindo:
Ligações consideradas covalentes podem apresentar caráter iônico, dependendo da diferença de eletronegatividade dos átomos ligados. Essa diferença pode causar a distorção da nuvem eletrônica correspondente à ligação, aumentando o caráter iônico.
Ligações estabelecidas entre íons podem ter o caráter covalente aumentado caso o cátion consiga polarizar a nuvem eletrônica do ânion.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)