Relacione a eletronegatividade dos elementos com os tipos de ligações que eles formam entre si. Defina, dê exemplos e cite as principais características de cada tipo de ligação.
Passo 1
Se um átomo com alta eletronegatividade se liga a um átomo com baixa eletronegatividade, ocorre a formação de ligação com forte caráter iônico. A ligação iônica é estabelecida pela atração eletrostática entre ânions e cátions. Compostos formados a partir de ligações iônicas tendem a formar sólidos iônicos, de alta dureza e baixa condutividade elétrica (exceto quando fundidos ou diluídos).
Como exemplo a gente pode citar o , o , o , entre outros.
Passo 2
Se dois átomos com alta eletronegatividade se ligam, eles tendem a formar ligações com alto caráter covalente. Nesse tipo de ligação os elétrons são compartilhados e a nuvem eletrônica da ligação fica distribuída entre os átomos de forma relativamente uniforme. Desuniformidade na distribuição da nuvem causa polaridade da ligação covalente. São ligações direcionais e geralmente fortes.
Como exemplos podemos citar o , o , , entre outros.
Passo 3
Um outro tipo de ligação ocorre quando átomos de baixa eletronegatividade se unem. Se você olhar pra nossa tabela de eletronegatividade, pode ver que os valores mais baixos são encontrados para os metais (alcalinos, alcalinos terrosos e de transição).
Por isso mesmo, o tipo de ligação entre átomos com baixas eletronegatividades são chamadas de ligações metálicas.
Ela ocorre numa barra de ferro ou em um pedaço de sódio metálico, por exemplo.
Como nenhum dos átomos tem grande apreço pelos elétrons, nesse tipo de ligação os elétrons da camada de valência de todos os átomos tendem a ficar “soltos”. Não pertencem a um único átomo, mas à estrutura metálica como um todo, tendo livre movimentação pelo sólido.
Esse modelo de ligação e chamado mar ou nuvem de elétrons.
Como vários elétrons ficam livres, uma das principais características dessa ligação é a alta condutividade elétrica.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)