O que você entende por polaridade? E polarizabilidade?
Passo 1
O termo polaridade tem a ver com a formação de pólos (positivo/negativo) numa ligação ou molécula.
Sempre que existir diferença de eletronegatividade entre os átomos de uma ligação, a nuvem eletrônica ficará “distorcida”, sendo puxada mais para um átomo do que para o outro.
Onde a nuvem eletrônica ficar mais concentrada, a gente vai ter o pólo negativo da ligação. A menor concentração da nuvem eletrônica vai ser responsável pelo pólo positivo da ligação.
Dependendo da geometria da molécula e da polaridade das ligações dela, uma molécula pode ser polar ou apolar.
Para que uma molécula seja polar, ela precisa que suas ligações tenham momento dipolo (sejam polares) e que esses vetores de momento dipolo não se anulem entre si.
Passo 2
E polarizabilidade?
Polarizabilidade é o quanto a nuvem eletrônica pode ser destorcida, o quanto ela é maleável.
O termo polarizabilidade é, geralmente, aplicado a ânions.
Dessa forma, um ânion pouco polarizável é aquele que é muito “apegado” aos seus elétrons. Isso geralmente ocorre com ânions pequenos e com alta carga nuclear. Esses ânions mantém os elétrons de sua eletrosfera mais presos ao seu núcleo, não se deixando polarizar facilmente.
Por outro lado, ânions com pouca carga nuclear e/ou grande raio costumam ser muito polarizáveis. Quando o ânion é muito grande, os elétrons mais distantes do núcleo (na camada de valência), estão tão distantes que acabam sofrendo pouca atração do núcleo, ficando mais suscetíveis a polarizabilidade.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)