Encontre a densidade do fluido na figura abaixo.
Passo 1
Uma questão típica de manômetros. Já resolvemos muitas questões usando o método de escolher dois pontos no mesmo fluido e mesma altura para podermos igualar as pressões.
Bem, essa é uma questão que resolver por este método daria muito trabalho, teríamos que pegar vários pontos, ir igualando as pressões.
Por isso, nessa vamos utilizar o método de montar apenas uma equação de pressão para todo o sistema.
Como vimos na teoria, vamos começar de um lado e assumir que tudo que está para baixo é positivo e tudo que percorrermos subindo será negativo e no final tudo isso será igual a pressão no outro extremo.
Mas, para utilizarmos esse método temos que ter todas as distâncias mapeadas. Então faremos isso primeiro. Sabemos as alturas: , porém não sabemos o valor de .
Bem, não tem como descobrirmos mesmo, mas as outras duas medidas conseguimos descobrir. Bem, é a diferença entre e , assim:
E é:
Passo 2
Beleza, agora que já descobrimos as alturas. Vamos começar a montar a equação de pressão.
Iremos começar do lado esquerdo partindo de . E iremos percorrer o manômetro. As colunas de fluido que percorremos descendo serão positiva e as que percorrermos subindo serão negativas. Borá-la? Selecionei de laranja todos os pedaços que entraram na nossa equação:
Assim, a equação fica da seguinte forma:
Vamos juntar tudo que tem e faremos o mesmo para tudo que tem
Ufaaaaa, aquele que não tínhamos ideia de quanto ia valer sumiu o/.
Beleza, agora podemos isolar o termo que tem
Agora, encontramos o valor da densidade do fluido .