Determine se a água é um vapor superaquecido, um líquido comprimido ou se ela está saturada, usando a tabela de propriedades dada. Além disso, determine se a água está na região de saturação, na região de vapor superaquecido ou na região de líquido comprimido, localizando o seu estado nos gráficos P - v , P - T e T - v . Considere que a temperatura da água seja de 232   ° C e a sua pressão seja de 2,7   M P a .

Passo 1

Para saber se a água está em uma dessas três opções, devemos comparar sua pressão com a pressão de saturação ou devemos comparar sua temperatura com a temperatura de saturação.

Caso ela tenha pressão menor que a pressão de saturação ou temperatura maior que a temperatura de saturação, ela é um vapor superaquecido!

S e   P < P s a t   o u   T > T s a t   ⟹ V a p o r   s u p e r a q u e c i d o

Caso ela tenha pressão e temperatura iguais à pressão e à temperatura de saturação, ela estará saturada.

S e   P = P s a t   o u   T = T s a t   ⟹ S a t u r a ç ã o

Caso ela tenha pressão maior que a pressão de saturação ou temperatura menor que a temperatura de saturação, ela é um líquido comprimido!

S e   P > P s a t   o u   T < T s a t   ⟹ L í q u i d o   c o m p r i m i d o

O enunciado informa que:

T = 232   ° C

P = 2,7   M P a = 2700   k P a

Então agora vamos comparar esses valores com as condições de saturação da água informadas pela tabela! Opa! Tem um problema! A tabela do enunciado informa as pressões de saturação para diversos valores de temperatura. O problema é que nenhum desses valores de temperatura é igual ao valor de temperatura da água! Resolveremos isso no próximo passo!

Passo 2

Achamos a pressão de saturação para a temperatura certa, calculando essa propriedade através da interpolação! E como fazemos isso? Considerando que a pressão de saturação varia linearmente com a temperatura para temperaturas intermediárias que não existem na tabela. Ou seja:

Determinamos uma pressão que está no meio de outros dois valores de pressão informados pela tabela, calculando a equação da reta que liga a menor temperatura do intervalo 230   ° C com a maior temperatura do intervalo 235   ° C .

No caso estudado, a temperatura da água vale 232   ° C . Por causa disso, ela está no meio do intervalo entre a temperatura menor de 230   ° C e a temperatura maior de 235   ° C .

230   ° C < T < 235   ° C

Sabendo disso, precisamos encontrar a equação da reta que liga esses dois pontos!

Fica faltando saber qual é a região que o estado da água está. Descobrimos isso, olhando para os diagramas de fase.

Se a água for vapor superaquecido, o estado dela estará dentro da região de vapor superaquecido. Se a água for líquido comprimido, o estado dela estará dentro da região de líquido comprimido. E se a água estiver saturada, o estado dela estará dentro da região de saturação!

Agora vamos aprender a interpolar!

Passo 3

A equação da reta tem duas formas:

y = a ⋅ x + b

Ou:

y = Δ y Δ x ⋅ x - x 1 + y 1

y = y 2 - y 1 x 2 - x 1 ⋅ x - x 1 + y 1

Visualizamos essa informação através da imagem abaixo:

Para o nosso caso a variável x é a nossa tempertura e a variável dependente y é a pressão de saturação, porque y é sempre o valor da propriedade que queremos interpolar. Logo:

P s a t = P s a t , 2 - P s a t , 1 T 2 - T 1 ⋅ T - T 1 + P s a t , 1

x é o valor da temperatura para a qual queremos encontrar a pressão de saturação.

x = T = 232   ° C

x 1 é o valor inferior do intervalo. Ele é o valor inferior de temperatura do intervalo.

x 1 = T 1 = 230   ° C

x 2 é o valor superior do intervalo. Ele é o valor superior de temperatura do intervalo.

x 2 = T 2 = 235   ° C

y é o valor interpolado da pressão de saturação.

y = P s a t

y 1 é o valor da propriedade que queremos encontrar relativo ao valor inferior de temperatura. Ele é o valor da pressão de saturação para a temperatura inferior.

y 1 = P s a t , 1 = 2794,9   k P a

y 2 é o valor da propriedade que queremos encontrar relativo ao valor superior de temperatura. Ele é o valor da pressão de saturação para a temperatura superior.

y 2 = P s a t , 2 = 3060,1   k P a

No próximo passo substituiremos todos esses valores na fórmula da reta.

Passo 4

P s a t = P s a t , 2 - P s a t , 1 T 2 - T 1 ⋅ T - T 1 + P s a t , 1

P s a t = 3060,1 - 2794,9 235 - 230 ⋅ 232 - 230 + 2794,9

P s a t = 2900,98   k P a

Pronto, achamos o valor interpolado de pressão de saturação! Na próxima etapa, a gente vai comparar esse valor com a pressão da água informada pelo enunciado.

Passo 5

Vemos que para T = 232   ° C a pressão de saturação da água vale 2900,98   k P a . Ou seja:

P s a t = 2900,98   k P a

Comparando a pressão da água P com a sua pressão de saturação, vemos que:

P < P s a t

Logo a água é um vapor superaquecido. Por causa disso, o estado da água está em algum ponto da região de vapor superaquecido (região branca dos gráficos).

Resposta

A água é vapor superaquecido e, por isso, pertence à região de vapor superaquecido dos diagramas.

Exercícios Resolvidos de Tabelas de Propriedades e Superfícies Termodinâmicas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

O tanque rígido A mostrado na Fig. P 3.99 , com volume interno de 1m 3 , inicialmente contém ar a 1500k P a e 300K (que é a temperatura do ambiente onde está localizado o arranjo). A área da seção tra
Considere os dois tanques, A e B, conectados com uma tubulação com válvula (veja a Fig. P3.97). A capacidade de cada tanque é 200 litros. O tanque A contém R - 12 a 25 ° C , sendo 10 % de líquido e 90
Um conjunto cilindro – pistão-mola contém água a 90 ° C e 100k P a . A pressão esta relacionada com o volume interno do conjunto através da relação: p = C V . A água é, então, aquecida até que a tempe
Complete a seguinte tabela para a água:
61 Uma panela de pressão (recipiente fechado) contém água a 100 °C e o volume ocupado pela fase líquida é 1/10 do ocupado pela fase vapor. A água é, então, aquecida até que a pressão atinja 2,0 MPa. C