Determine a temperatura de saturação da água, usando a tabela de propriedades dada. Considere que a pressão da água seja de .
Passo 1
A tabela do enunciado informa as temperaturas de saturação para diversos valores de pressão. O problema é que nenhum desses valores de pressão é igual ao valor de pressão da água! E aí, como resolveremos isso?
Interpolando o valor de temperatura de saturação! E como fazemos isso? Considerando que a temperatura de saturação varia linearmente com a pressão para pressões intermediárias que não existem na tabela. Ou seja:
Ou seja, determinamos uma temperatura que está no meio de outros dois valores de temperatura informados pela tabela, calculando a equação da reta que liga a menor pressão do intervalo com a maior pressão do intervalo.
No caso estudado, a pressão da água vale . Por causa disso, ela está no meio do intervalo entre a pressão menor de e a pressão maior de .
Sabendo disso, precisamos encontrar a equação da reta que liga esses dois pontos! Esse é o nosso próximo passo!
Passo 2
A equação da reta tem duas formas:
Ou:
Visualizamos essa informação através da imagem abaixo:
Para o nosso caso a variável é a nossa pressão e a variável dependente é a temperatura de saturação, porque é sempre o valor da propriedade que queremos interpolar. Logo:
é o valor da pressão para a qual queremos encontrar a temperatura de saturação.
é o valor inferior do intervalo. Ele é o valor inferior de pressão do intervalo.
é o valor superior do intervalo. Ele é o valor superior de pressão do intervalo.
é o valor interpolado da temperatura de saturação.
é o valor da propriedade que queremos encontrar relativo ao valor inferior de pressão. Ele é o valor da temperatura de saturação para a pressão inferior.
é o valor da propriedade que queremos encontrar relativo ao valor superior de pressão. Ele é o valor da temperatura de saturação para a pressão superior.
No próximo passo substituiremos todos esses valores na fórmula da reta.
Passo 3
Pronto, achamos o valor interpolado de temperatura de saturação!