Enunciado

No estudo de penetração do congelamento descobriu-se que a temperatura T no instante t (medido em dias) a uma profundidade x (medida em pés) pode ser modelada pela função

T ( x , t ) = T 0 + T 1 e - λ x   s e n ( ω t - λ x )

onde ω = 2 π / 365 e λ é uma constante positiva.

(b) Determine ∂ T / ∂ t . Qual seu significado físico?

Passo 1

Opa, tudo tranquilo? Questãozinha de derivadas parciais, vamos lá!

A questão nos dá uma função T que descreve a temperatura do dependendo do tempo e da profundidade t , x e pede que encontremos e expliquemos ∂ T / ∂ t . Vamos encontrar a expressão usando o esquema padrão para encontrar derivadas parciais (fixando as demais variáveis não envolvidas na derivada) e depois associaremos ela ao fenômeno físico.

Passo 2

Temos a função T , se tratarmos x como constante teremos:

T ( t ) = T 0 + T 1 e - λ x   s e n ( ω t - λ x )

Observe que todos os termos exceto a função seno são constantes, dessa forma:

∂ T ∂ t = T 1 ω ⅇ - λ x cos ⁡ ω t - λ x

Passo 3

Obviamente podemos dizer que seu significado físico é o de ser a taxa de variação de temperatura ao longo do tempo, mas o que isso significa e como essa equação nos diz isso?

De forma simplificada, sabemos que essa taxa de variação é a tendência da temperatura de aumentar ou diminuir com o tempo: Se o valor for positivo a temperatura está aumentando, e o contrário caso seja negativo.

Além disso, podemos inferir alguns dados com essa equação: Supondo que estamos na superfície do gelo ( x = 0 ) podemos ver pelo comportamento do cosseno que a temperatura aumenta até metade do ano e diminui da metade até o fim do ano.

Resposta

∂ T ∂ t = T 1 ω ⅇ - λ x cos ⁡ ω t - λ x

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

As seguintes superfícies, rotuladas a , b e c são gráficos de uma função f e de suas derivadas parciais f x e f y . Identifique cada superfície e dê razões para sua escolha.
O elipsoide 4 x 2 + 2 y 2 + z 2 = 16 intercepta o plano y = 2 em uma elipse. Determine as equações paramétricas para a reta tangente à elipse no ponto 1 ,2 ,2 .
A altura h das ondas em mar aberto depende da velocidade v do vento e do tempo t durante o qual o vento se manteve naquela velocidade. Os valores da função h = f v ,t são apresentados em pés na tabela
95. Seja x 3 y - x y 3 x 2 + y 2 s ex , y ≠ 0,0 0 s ex , y = 0,0 (a) Use um computador para traçar o gráfico de f .
95. Sejaf (x , y) = {[[(x^3 y - x y^3)/(x^2 + y^2),s,e,,(x , y),!=,(0,0)],[0,s,e,,(x , y),=,(0,0)]]) (b) Determine f_x (x , y) e f_y (x , y) quando (x , y) != (0,0) .