O mapa de contorno mostra a temperatura máxima média em novembro de 2004 (em ºC). Estime o valor da derivada direcional da função da temperatura em Dubbo, New South Wales, na direção de Sydney. Quais são as unidades?

Passo 1

Oie, vamos resolver essa atividade?

Veja que temos aqui uma situação onde o mapa de contorno é mostrado abaixo, nele a gente tem as temperaturas máximas media para novembro de 2004 .

A gente quer então estimar o valor da derivada direcional da função de temperatura, em Dubbo.

Podemos aproximar a derivada direcional da função Temperatura em Dubbo, Novo Sul na direção de Sidney pela taxa média de variação de Temperatura entre os pontos onde a linha reta entre as cidades cruza diferentes zonas de temperatura.

Na direção de Sidney, a temperatura muda de 30 graus para 24 graus e usando a escala dada a distância entre essas duas cidades é de 350 km. 

Passo 2

Analisando o mapa, temos que a região em que se encontra a cidade de Dubbo possui fronteira com as curvas de nível correspondentes a 30 º C e 27 º C .

Como o mapa não possui escala, vamos utilizar a mesma da questão anterior. Com isso:

2,2 c m → 1500 k m

0,73 c m - x

Temos então que:

x = 500 k m

Calculando então a nossa derivada direcional:

D u T = 24 - 30 500

D u T = - 0.012   º C

Resposta

D u T = - 0.012   º C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a derivada direcional de f no ponto dado e na direção indicada pelo ângulo f x , y = x ² y ³ -y 4 , 2 ,1 ,θ = π / 4 ² ³
Determine a derivada direcional de f no ponto dado e na direção indicada por θ f x , y = y e - x , 0,4 , θ = 2 π 3
Determine a derivada direcional de f no ponto dado e na direção indicada pelo ângulo θ . f x , y = x sin ⁡ x y 2,0 θ = π 3
Calcule a derivada direcional de f x , y = 2 x 2 + y 2 No ponto (-1,1) e na direção 2i → + 3j → .
Uma função diferenciável f x , y tem, no ponto (1,1), derivada direcional igual a 3 na direção 3i → + 4j → e igual a -1 na direção 4i → - 3j → . Calcule: ∇ f → ( 1,1 ) ∂ f ∂ u → ( 1,1 ) onde u → é o v