a) Explique o Efeito Tyndall e exemplifique
b) Explique o movimento browniano e exemplifique.
Passo 1
a) O Efeito Tyndall é, na verdade, um efeito óptico de espalhamento ou dispersão da luz, provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. O efeito Tyndall é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar através de uma réstia de luz, ou, ainda, observar as gotículas de água que formam a neblina através do farol do carro.
Por causa do efeito Tyndall, a gente consegue enxergar um feixe de luz passando por uma dispersão coloidal (frasco 2), coisa que não é possível em uma solução (frasco 1).
Passo 2
b) O movimento browniano é o movimento aleatório de partículas macroscópicas num fluido como consequência dos choques das moléculas do fluido nas partículas. Também pode ser observado quando luz é incidida em lugares muito secos, onde macropartículas "flutuam" em movimentos aleatórios. (Vulgarmente confunde-se com poeira).
Na primeira imagem, grão de pólen (esfera preta) se movendo graças ao choque das moléculas de água (esferas em cinza). Na segunda, comportamento de uma molécula de água ampliada, descrevendo um movimento browniano.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)