Julgue os itens a seguir.
(01) Se a luz do farol de uma embarcação que navega pelo oceano no período noturno atravessa um aerossol marinho, haverá a possibilidade de se observar o efeito óptico de dispersão da luz pelas partículas que compõem o referido aerossol, denominado efeito Tyndall.
(02) Os colóides do solo, materiais constituídos por uma fase sólida, podem ser classificados, quando vistos a olho nu, como materiais homogêneos e são capazes de provocar o efeito Tyndall.
(03) Do ponto de vista químico, o sangue pode ser corretamente classificado como uma solução.
Passo 1
(01) Essa opção está correta pois, ao atravessar um aerossol marinho, a luz estará atravessando um colóide, que tem como propriedade o efeito Tyndall. O efeito Tyndall é justamente o que está descrito na questão: as partículas desviam a luz e a gente consegue ver a luz atravessando uma dispersão coloidal.
Passo 2
(02) Essa também está correta, porque está citando propriedades de todos os colóides (não só dos constituídos por uma fase sólida): o efeito Tyndall e a aparência de mistura homogênea, já que o tamanho das partículas é muito pequeno para que a gente as veja em solução.
Passo 3
(03) Falso! O sangue contém diversas macromoléculas que são classificadas como partículas coloidais devido a seus tamanhos. Assim, o sangue é um colóide, e não uma solução.
Resposta
a) Verdadeira
b) Verdadeira
c) Falsa.