Exercícios Resolvidos de Conceito

Ver Teoria

Enunciado

Analise a treliça abaixo e defina se ela pode ser considerada uma treliça isostática.

Passo 1

Primeiro precisamos lembrar que para provarmos que a treliça acima é isostática, precisamos descobrir o número de nós, barras e reações presentes na mesma.

Assim, podemos visualizar que esta treliça é composta por cinco nós (Representados por círculos), sete barras (Segmentos de reta que ligam os círculos) e três reações (Pois nesta treliça temos um apoio de primeiro gênero e um apoio de segundo gênero).

Entre parênteses podemos observar super dicas para você não se confundir na hora determinar o número exato de cada elemento na treliça;

Substituindo na fórmula da Isostática, encontramos:

2 ⋅ n = b + v 2 ⋅ 5 = 7 + 3 10 = 10

O que comprova que a treliça acima pode ser considerada como isostática.

Resposta

A treliça é isostática.

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a força no membro BE da treliça carregada.
Calcule as forças nos membros AB, BG e GF. Resolva para cada força a partir de uma equação de equilíbrio que contém essa força como a única incógnita.
Determine a força no membro CG
Os membros CJ e CF da treliça carregada cruzam mas não estão ligados aos membros BI e DG. Calcular as forças nos membros BC, CJ, CI e HI.
A treliça mostrada é composta por 45 ∘ triângulos retângulos. Os membros cruzados nos dois painéis centrais são tirantes delgados, incapazes de suportar compressão. Retenha as duas hastes que estão so