Desenhe o diagrama de blocos representando as seguintes funções de transferência. Em cada caso não faça nenhuma manipulação algébrica para simplificar as funções de transferência.
Passo 1
Item a)
Para montar o diagrama de bloco, devemos analisar nossas entradas e saídas. No item a nós temos uma saída, , e duas entradas, e , então vamos representa-las:
Passo 2
A entrada está multiplicada por um termo enquanto a entrada está multiplicada por um termo . Esses serão nossos blocos, vamos então representa-los:
Passo 3
Para obter a variável de saída, devemos somar os dois termos das variáveis de entrada. Faremos isso introduzindo um ponto de somatório.
Passo 4
Item b)
Novamente temos duas entradas, e , e uma saída, . Vamos começar respresentando essas entradas e saídas:
Passo 5
A entrada é multiplicada por um termo , enquanto a entrada é multiplicada por um termo . Em seguida, esses dois termos se encontram, sendo que a entrada de tem sinal negativo, sendo assim:
Passo 6
Em seguida, todo resultado do ponto de soma é multiplicado por um termo , o que resulta no sinal de saída:
Passo 7
Item c)
Nesse item, não fica claro quais são nossas entradas e saídas, além disso nós temos duas equações, o que pode complicar um pouco mais nossa vida. Mas vamos com calma.
Se analisarmos bem a primeira equação, perceberemos que ela é extremamente similar com a equação do item a). Sendo assim, usaremos a resposta do primeiro item, substituindo os sinais e blocos pelos valores adequados para respresentar a primeira equação
Passo 8
Agora já temos a primeira parte do nosso diagrama representada, e podemos focar na segunda expressão. Ela estabelece uma relação entre e . Representando essa relação em forma de diagram de blocos, teremos:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)