P5 de Fenômenos Mecânicos da UFABC - 2020.1
Fenômenos Mecânicos - UFABC
Na figura, uma partícula de massa oscila em um círculo vertical na extremidade de uma corda. A corda tem de comprimento e massa desprezível. Se a partícula é liberada com velocidade inicial zero de uma posição horizontal, o módulo de seu momento angular (em e com dois algarismos significativos) no ponto mais baixo de seu caminho em relação ao centro do círculo é de aproximadamente (utilize , se precisar para a aceleração da gravidade)
Ver solução completaO vetor fornece a posição de uma partícula de massa no instante em relação à origem de um sistema de coordenadas . Determine o módulo do momento angular da partícula em relação à origem no instante .
Ver solução completaQuais afirmações sobre o momento angular de uma partícula são verdadeiras:
- A unidade de no SI é
- é paralelo ao vetor velocidade da partícula
- é perpendicular ao vetor momento linear e ao vetor da partícula
- independe da escolha da origem
- é nulo quando o vetor posição está perpendicular ao vetor momento linear
Escolha uma opção:
- I,III, IV e V
- I e III
- I, III e IV
- I, II, III
- I, III, V
Uma esfera oca uniforme de massa e raio pode girar em torno de um eixo vertical sem atrito conforme a figura abaixo. Uma corda de massa desprezível esta enrolada no equador da esfera, passa por uma polia (um disco homogêneo) de massa e raio , e está presa a um pequeno objeto de massa . Não há atrito no eixo da polia, e a corda não escorrega na casca nem na polia. O sistema é liberado do repouso e o bloco cai de uma altura . No instante final da queda do bloco por essa distância , determine:
- O módulo da velocidade do bloco
- O módulo do momento angular da esfera com relação ao seu eixo de rotação
- O módulo do momento angular da polia com relação ao seu eixo de rotação.