P2 de Física 1 da UFRJ - 2018.2
Física 1 - UFRJ
Uma partícula se move sobre uma calha horizontal lisa. A calha horizontal transforma-se, suavemente, a partir do ponto , em uma calha semicircular de raio , tal como indicado na figura. A partícula deixa a calha semicircular no ponto , que se encontra exatamente acima do ponto , com velocidade horizontal.
Sobre o trabalho realizado pela força peso que atua na partícula no trajeto entre os pontos e é correto afirmar que:
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
(g)
Ver solução completaUm sistema é constituído por duas partículas de massas e , presas às extremidades de uma mola de constante elástica . O sistema está inicialmente em repouso em uma mesa horizontal sem atrito e a mola encontra-se na sua posição natural, como mostrado na figura. No instante começam a atuar duas forças constantes de mesmo módulo como indicado na figura. Utilizando os unitários relativos ao sistema de eixos indicado na figura determine:
a) O vetor posição do centro de massa do sistema quando este se encontra em repouso.
b) O vetor posição do centro de massa para um instante posterior a .
Ver solução completaUm pequeno bloco de massa está submetido a uma única força resultante que é aplicada paralelamente ao eixo escolhido como . Sabe-se que quando se encontra na posição o bloco está em repouso. A componente de é dada pelo gráfico.
Qual o trabalho exercido pela força no deslocamento da posição até ?
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
Ver solução completaUm bloco de madeira de massa está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível. Uma mola ideal tem uma de suas extremidades ligada ao bloco enquanto a outra extremidade está ligada a uma parede. Inicialmente a mola não está distendida nem comprimida. Uma bala de massa , com velocidade horizontal de módulo , atinge o bloco e nele fica alojada, fazendo com que a mola seja comprimida de uma distância .
a) Qual o módulo da velocidade do bloco imediatamente após ser atingido pela bala?
b) Qual a constante elástica da mola?
c) Supondo agora que exista atrito entre o bloco e o chão com um coeficiente de atrito cinético entre as superfícies . Calcule qual deve ser a constante elástica de uma outra mola que substituiu a primeira para que a compressão máxima da mola continue sendo .
Ver solução completa