Exame de Física 1 da UNICAMP - 2015.1 Diurno
Física 1 - UNICAMP
Você está de pé em uma balança de mola, dentro de um elevador. O peso indicado pela balança é maior quando o elevador.
- Está descendo com velocidade crescente.
- Está descendo com velocidade decrescente.
- Está parado.
- Está subindo com velocidade decrescente.
- Está subindo com velocidade constante.
A aceleração de um corpo que se move ao longo de uma reta varia em função do tempo conforme a função . Considerando que no instante inicial, a velocidade inicial é de , quanto vale o deslocamento do corpo entre os instantess ?
Um homem a bordo de um bote a remo quer atravessar o canal entre São Sebastião e Ilha Bela no litoral norte de São Paulo de modo que a menor distância, que é de 3,0 km, seja percorrida. O homem consegue imprimir uma velocidade de módulo 2,0 m/s em relação à água. Considerando que no dia da travessia a correnteza no canal tem velocidade de 1,0m/s na direção perpendicular à direção da menor distância, a travessia demora:
Um corpo puntiforme de massa e velocidade inicial se desloca sobre uma superfície horizontal sem atrito. Ao final dessa superfície existe um “loop” circular de diâmetro . Assumindo que não há atrito durante o “loop”, para que o corpo o complete, o módulo da velocidade deve ser tal que:
Dois objetos, de massa e , estão se movendo para a direita com a mesma energia cinética. A mesma força constante para a esquerda é aplicada às duas massas. Se , a razão entre a distância que leva para parar e a distância que leva para parar é
- 1.
Um disco está livre para girar em torno de um eixo fixo que passa pelo . Uma força de módulo conhecido, , deve ser aplicada no plano do disco. Entre as opções abaixo, a aceleração angular será maior se a força for aplicada:
- Tangencialmente, em um ponto a meio caminho entre o eixo e a borda.
- Radialmente, em um ponto a meio caminho entre o eixo e a borda.
- Radialmente, em um ponto da borda.
- Em um ponto da borda, mas nem radialmente nem tangencialmente.
- Tangencialmente, em um ponto da borda.
Uma bola de é liberada a partir do repouso acima da superfície da Terra. Durante a queda, a energia térmica total da bola e do ar aumenta de . A velocidade da bola pouco antes de atingir a superfície é:
- .
Um homem de se desloca no interior de um barco de com uma velocidade de em relação ao barco. O barco se encontra na superfície de um lago calmo e o atrito entre o barco e a água é desprezível. Admitindo que, após , o homem para e ainda se encontra no interior do barco, o deslocamento do barco medido em relação à margem vale:
- Nenhuma das outras alternativas.
Um homem de está em uma carroça de g que se move a . O homem pula da carroça e chega ao chão sem velocidade horizontal. A variação da velocidade da carroça é:
- Zero.
Uma massa de pizza perfeitamente circular e homogênea tem raio e massa. Se retirarmos dela pedaço perfeitamente circular com diâmetro de modo que a massa que resta tem a forma da figura, podemos afirmar que o centro de massa do que restou:
- Se deslocou uma distância para a esquerda do centro de massa original.
- Se deslocou uma distância para a direita do centro de massa original.
- Se deslocou uma distância para a esquerda do centro de massa original.
- Se deslocou uma distância R/2 para a direita do centro de massa original.
- Está na mesma posição do centro de massa original.
Em uma gangorra de parque, uma criança de se senta em uma extremidade da gangorra, enquanto uma criança maior, de g, se senta na outra extremidade. Quando a criança menor tira o pé do chão, calcule a intensidade da força Normal do chão no pé da criança maior. Considere que a gangorra se mantem sempre na horizontal.
- Zero.
Um bloco A, com massa de , que estava se movendo com uma velocidade de no sentido positivo de eixo , sofre uma colisão elástica com um bloco , inicialmente em repouso. Se a massa do bloco é muito maior que a do bloco , a velocidade do bloco após a colisão é:
- Zero.
Um ioiô é formado por dois discos de massa e raio conectados por um eixo de raio de momento de inércia desprezível. Enrolado ao eixo está um fio inextensível de massa desprezível que, ao se desenrolar, não desliza sobre o eixo. O módulo da aceleração do centro de massa do ioiô vale:
Dados: Momento de inércia de um disco de massa e raio cujo eixo de rotação passa pelo seu centro de massa:
Ver solução completaUm CD de massa e raio está parado e livre para rodar em torno de um eixo que passa pelo seu centro de massa. Na borda do CD um besouro, de massa , começa a se movimentar com uma velocidade que é tangencial à borda. Se o módulo da velocidade do besouro, medida em relação a um ponto fixo na Terra, é de , a velocidade angular do CD vale:
Momento de inércia de um disco cujo eixo de rotação passa pelo seu centro de massa:
Ver solução completaUma haste metálica fina e homogênea, de comprimento e massa , pode girar livremente em torno de um eixo horizontal que a atravessa perpendicularmente em um ponto O distante de uma suas das extremidades, conforme mostrado na figura. A haste é solta a partir do repouso de uma posição horizontal, portanto, estando com sua dimensão maior paralela ao chão.
- Calcule o momento de inércia da haste com respeito ao eixo em torno do qual ela gira.
- Calcule a velocidade angular adquirida pela haste após ela ter caído de um ângulo , conforme indicado na figura.
- Calcule a aceleração da haste após ela ter caído do mesmo ângulo
Dado: Momento de inércia de uma barra de massa e comprimento cujo eixo de rotação passa pelo seu centro de massa:
Ver solução completa