P1 de Física 1 da UNICAMP - 2017.1 Noturno
Física 1 - UNICAMP
A partir de , um objeto move-se em linha reta com velocidade dada por , onde está em e em . Quando ele para momentaneamente, sua aceleração em é:
No instante um carro tem velocidade de . Ele reduz sua velocidade com uma aceleração dada por ( em e em ). Ele para no instante:
Um jogador de basquete pode saltar uma distância vertical de . Suponha que o atleta não tenha nenhum movimento horizontal e despreze a resistência do ar. Qual deve ser o valor aproximado da velocidade inicial com que o atleta deixa o solo?
Uma esfera de aço é solta de cima de um prédio. A força de arraste neste caso tem a forma , onde é a velocidade da esfera. Qual deve ser a velocidade terminal desta partícula?
O vetor velocidade de uma partícula é . Qual é o valor da aceleração no tempo ²
A velocidade de um automóvel é dada em pela expressão , onde é dado em segundos. As unidades de e são, respectivamente:
Durante um feriado prolongado você e seus colegas saindo da UNICAMP, dirigem de carro em direção nordeste. Neste ponto vocês viram à direita e dirigem até chegar ao seu destino final. Qual a distância que vocês estão da UNICAMP?
Um barco encontra-se em repouso em relação à água de um rio. A correnteza do rio tem velocidade de em relação às margens, se movendo em direção ao norte. Uma pessoa anda dentro do barco para o leste, com velocidade de . Qual é a direção do movimento da pessoa em relação às margens? E qual o módulo de sua velocidade?
- Para o leste,
- Para o sudeste,
- Para o norte,
- Para o nordeste,
- Para o sudeste,
Em um lançamento oblíquo sem resistência do ar, é correto afirmar que:
- A aceleração no topo da trajetória é zero.
- O movimento horizontal do projétil é uniformemente acelerado.
- O projétil tem aceleração constante no eixo vertical.
- A velocidade total na altura máxima é zero.
- O alcance máximo do lançamento se dá com um ângulo diferente de 45 graus.
Uma pessoa de massa tenta puxar uma caixa de massa sobre uma superfície inclinada, através de uma corda e uma polia ideais, de acordo com a figura abaixo. A superfície inclinada define um ângulo com a horizontal, e a pessoa encontra-se no topo, em uma superfície horizontal. O coeficiente de atrito estático entre a caixa e a superfície é e o coeficiente de atrito estático entre o sapato da pessoa e a superfície é .
(a) Desenhe na figura todas as forças exercidas na pessoa e na caixa.
(b) Encontre o valor mínimo de para que a pessoa consiga mover a caixa. Verifique seu resultado para o limite para e
(c) Substituindo os valores de , , , e , encontre o mínimo valor de para que seja possível mover a caixa. Utilize a aproximação e .
(d) O que você deverá mudar em seus cálculos se a pessoa também estiver no plano inclinado? Recalcule o resultado do item anterior para este caso.
Ver solução completaUma bola é lançada verticalmente para cima a partir da superfície de um certo planeta. O gráfico da sua altura em função do tempo é mostrado no gráfico abaixo, cuja escala vertical é definida por . O módulo da aceleração em queda livre no planeta em é:
Dois blocos idênticos são puxados ao longo de uma superfície, como na figura. Qual das seguintes afirmações é falsa?
- Uma força de mesmo módulo é necessária para iniciar o movimento dos blocos em ambos os casos;
- O coeficiente de atrito cinético é o mesmo nos dois casos;
- A força normal exercida pela superfície sobre os blocos é a mesma nos dois casos;
- O módulo da força de atrito cinético é maior no bloco da direita;
- Uma força de mesmo módulo é necessária para movimentar os dois blocos com a mesma aceleração;