Exame de Física 1 da UNICAMP - 2014.1 Diurno
Física 1 - UNICAMP
Uma caixa está em um elevador de Campinas que tem aceleração de 2,0 m/s2 para cima. Se a massa da carga é 180 kg qual é a força exercida pela carga sobre o chão do elevador?
- Nenhuma destas.
Qual é o módulo e o sentido do deslocamento e da aceleração de um objeto entre os instantes e supondo que o objeto se move ao longo de uma linha reta com velocidade dada pelo gráfico abaixo:
- d = 7,5m e no sentido positivo da reta.
- d = 1,0m e no sentido negativo da reta
- d = 1,5m no sentido positivo e no sentido negativo da reta.
- d = 1,5m e no sentido positivo da reta.
- Nenhuma destas
A 3º lei de Newton, também conhecida como Lei da Ação e Reação, é uma lei que determina que toda força apresenta uma reação que é igual em magnitude e direção e oposta em sentido. Assinale a alternativa correta:
- A 3º lei de Newton somente se aplica em sistemas inerciais que não apresentam aceleração, ou seja, onde a resultante é nula.
- As forças em questão atuam em corpos diferentes.
- As forças de ação e reação se cancelam.
- A 2º lei de Newton é mais importante e a 3ª lei não se aplica em todos os casos.
- Nenhuma das alternativas anteriores
Uma bola cai sob a influência da gravidade. Há uma força de arrasto atuando na bola com magnitude dada por onde v é a velocidade da bola e é uma constante positiva. A magnitude da aceleração da bola em qualquer momento, é igual a:
Um jardineiro empurra um cortador de grama através de trecho de grama horizontal com uma velocidade constante através da aplicação de uma força As setas no diagrama indicam corretamente as suas direções, mas não necessariamente as magnitudes das demais forças agindo sobre o cortador de grama: a normal , o peso e a força de atrito Qual das seguintes relações entre as magnitudes das diferentes forças é a correta?
- Nenhuma das anteriores.
Uma partícula descreve uma trajetória de modo que em um certo ponto os vetores velocidade e aceleração são dados pelo diagrama abaixo.
Dada a trajetória abaixo, que ponto da trajetória é compatível com este diagrama?
Ver solução completaUm pêndulo consiste de uma bola de massa suspensa na extremidade de um cabo sem massa de comprimento , como mostrado na figura. O pêndulo é liberado para se mover quando ele faz um ângulo de ° com a vertical. No ponto mais baixo de seu percurso, a velocidade do pêndulo é:
Uma força horizontal empurra um bloco de massa contra uma parede vertical. O coeficiente de atrito entre o bloco e a parede é . Qual é o módulo mínimo da força que é necessário para manter o bloco sem escorregar para baixo no muro?
Uma mola ideal sem massa tem uma de suas extremidades fixada à parede, como mostra a Figura. Umbloco de massa é ligado à outra extremidade da mola e está livre para oscilar com uma amplitude sobre uma superfície horizontal sem atrito. A velocidade máxima do bloco é A constante de força da mola é:
Um disco horizontal roda em torno de um eixo vertical que passa pelo seu centro. O disco está inicialmente rodando a uma velocidade angular de e tem uma aceleração angular constante de . Quantas voltas o disco dá até estar momentaneamente em repouso?
Um io-iô, disposto como mostrado na figura abaixo, repousa sobre uma superfície sem atrito. Quando uma força é aplicada sobre a corda o io-iô:
- move-se para a esquerda e gira no sentido anti-horário.
- move-se para a direita e gira no sentido anti-horário.
- move-se para a esquerda e gira no sentido horário.
- move-se para a direita e gira no sentido horário.
- move-se para a direita e não gira.
Um quadrado homogêneo de madeira de comprimento de lado é colocado sobre uma mesa horizontal e está livre para girar em torno de seu eixo central. O quadrado está sujeito a duas forças como mostrado na figura. Qual a magnitude do torque resultante sobre o quadrado em relação ao eixo de rotação?
(Obs.: Alteramos as opções, já que esta questão foi anulada.).
Ver solução completaDois corpos de massa e estão sujeitos à ação da gravidade e são pendurados por cordas naextremidade de uma barra de massa desprezível. A barra é apoiada sobre um ponto distante de uma de suas extremidades e permanece em equilíbrio, como mostrado na figura abaixo. Se a corda de apoio ao bloco é cortada encontre o torque agindo no sistema em relação ao ponto de apoio da barra.
Obs: Alteramos as opções, já que a questão foi anulada.
Ver solução completaUm bloco de é mantido contra uma mola de massa desprezível cuja constante elástica é e que sofre uma compressão de . O bloco é liberado do repouso no ponto A e a mola projeta o bloco por um plano inclinado ascendente cujo ângulo com a horizontal é . O bloco atinge o repouso momentâneo no ponto B. Desprezam-se as forças de atrito. Admita que o bloco perca contato com a mola quando esta está relaxada.
- Faça um diagrama das forças atuando no bloco em algum momento antes de se desprender da mola.
- Utilizando o teorema do trabalho-energia, qual a distância, ao longo do plano inclinado, entre o ponto A e o ponto B?
- Quando o bloco desliza de volta para baixo, qual é a sua velocidade no ponto médio do caminho entre A e B? (Dado: utilize se necessário)
Dois objetos A e B, ambos de seção circular de mesmo raio, rolam sem deslizar ao longo de umasuperfície inclinada, acelerando a medida que descem. Se o objeto A chega antes que o objeto B na base da superfície, é possível afirmar com certeza:
- a massa de A é maior que a de B.
- a massa de A é menor que a de B
- o momento de inércia de A é maior que o de B.
- o momento de inércia de A é menor que o de B
- Nenhuma das anteriores.
Dado: Momento de inércia de uma esfera de massa e raio cujo eixo de rotação passa pelo centro de massa da esfera:
Ver solução completa