P2 de Física 1 da UNICAMP - 2017.1 Noturno
Física 1 - UNICAMP
Um carro de massa está se movendo em linha reta com uma velocidade . O carro freia, travando os pneus, e desliza até parar. Qual das seguintes forças realiza um trabalho diferente de zero?
a) Normal
b) Gravitacional
c) Atrito cinético
d) Atrito estático
e) Força centrípeta
Ver solução completaO gráfico abaixo mostra a energia potencial em função da distância de um objeto em movimento ao longo do eixo x.
Em qual dos pontos marcados a força que age sobre o objeto tem a maior magnitude?
a) ponto A
b) ponto B
c) ponto C
d) ponto D
e) ponto E
Ver solução completaAinda considerando o gráfico da figura anterior (que mostra a energia potencial em função da distância de um objeto em movimento ao longo do eixo x), considere agora que uma partícula é posta em repouso no ponto B.
Em que ponto sua velocidade será máxima?
a) ponto C
b) ponto A
c) ponto E
d) x → infinito
e) ponto B, ao retornar
Ver solução completaA condição necessária para a conservação do momento linear de um sistema de partículas é que:
a) uma partícula esteja em repouso;
b) as forças internas se igualem às forças externas;
c) as forças internas não realizem trabalho;
d) a força externa resultante sobre o sistema seja zero;
e) a energia mecânica se conserve;
Ver solução completaUm bloco de metal de massa está apoiado numa mesa e está conectado a um bloco de massa através uma corda de massa desprezível. A corda passa por uma polia de massa desprezível, na qual não há atrito. Ao iniciar o movimento, vemos que há atrito cinético sobre a mesa, com coeficiente .
Depois que os blocos se deslocaram de uma distância , podemos dizer que :
- o bloco 1 ganhou energia cinética .
- energia cinética do sistema é que é igual a .
- a energia cinética do bloco 2 é K =
- a energia cinética do sistema é que é igual a
- nenhuma das anteriores.
Um explosivo é colocado dentro de um objeto de massa M, que é lançado para o alto. No ponto mais alto da trajetória o objeto explode, partindo-se em três partes de massas M/2, M/4 e M/4. A parte mais pesada se desloca para cima com velocidade v, e uma das partes de massa M/4 se desloca para a esquerda com a mesma velocidade v. Qual a velocidade horizontal e vertical do terceiro pedaço?
a) v para a direita e 2v para baixo
b) v para a direita e v para baixo
c) 2v para a direita e v para baixo
d) 2v para a direita e 2v para baixo
e) depende da quantidade de energia fornecida pela explosão.
Ver solução completaUma bola de tênis de massa está se aproximando, em linha reta, e a , de um jogador. O jogador a rebate de volta com velocidade de . Se a bola permaneceu em contacto com a raquete, qual foi o módulo da força média exercida sobre a bola?
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUm planeta de massa está em órbita em torno de outro planeta muito maior, de massa . A distância média entre os planetas é e a única força presente é a força gravitacional, , que é de atração. Em um ciclo (volta), o planeta volta à mesma configuração inicial. Qual é o trabalho feito sobre o planeta de massa m durante um ciclo (volta)?
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUma bola é chutada horizontalmente a partir de uma altura com velocidade inicial . Quando ela atinge o chão, o módulo de sua velocidade será:
Uma força de é aplicada a um objeto, produzindo um impulso de módulo Sabendo que a força é horizontal e para a direita, determine o tempo de contato da força sobre o corpo e a direção do impulso.
a) e horizontal para a direita
b) horizontal para a esquerda
c) horizontal para a esquerda
d) vertical para cima
e) horizontal para a direita
Ver solução completaUma bola com momento quica no chão sem perder energia cinética. Qual é a variação de momento da bola a cada quicada?
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaA quantidade de trabalho necessária para, a partir do repouso, colocar um objeto se movendo é igual a:
a) velocidade final do objeto
b) energia cinética final do objeto
c) velocidade quadrada final do objeto
d) massa do objeto vezes sua aceleração
e) massa do objeto vezes sua velocidade final
Ver solução completaUm dado viciado é construído com uma das suas faces mais pesada que as demais. Suponha que em um dado destes, faces tem massa , e a sexta face tem massa . A aresta do dado tem . A que distância da face mais pesada encontra-se o centro de massa?
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaDois caminhões de massa , com velocidades , respectivamente, e trajetórias perpendiculares entre si, colidem em um cruzamento no ponto G e passam a se movimentar unidos até o ponto H, conforme a figura abaixo.
Considerando o choque perfeitamente inelástico, o módulo da velocidade dos veículos imediatamente após a colisão é:
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaUm pêndulo de comprimento e massa é solto do repouso a um ângulo de da vertical. Quando o pêndulo atinge a posição vertical, ele atinge uma caixa de massa , em repouso sobre uma mesa sem atrito. A mesa tem uma altura de , conforme figura. Usar, se necessário, as aproximações e .
- Calcule a velocidade do pêndulo na posição vertical antes de atingir a caixa.
- Calcule a velocidade do pêndulo e da caixa logo após a colisão perfeitamente elástica.
- Determine o impulso sofrido pela caixa durante a colisão.
- Um carro de altura desprezível e massa é colocado na posição onde a caixa deveria cair no solo. A caixa cai sobre o carro e eles se grudam em uma colisão perfeitamente inelástica. Calcule a velocidade horizontal do carro logo após a caixa cair sobre ele.