P1 de Física 2 da USP - 2009
Física 2 - USP
Um ponto move-se sobre a circunferência de raio desacelerando, de modo que no cada instante os módulos da aceleração radial e transversal são iguais. Sabendo que no instante a velocidade angular do ponto é igual a . Encontre, usando coordenadas polares:
- A velocidade angular do ponto.
- A velocidade do ponto.
- A aceleração do ponto.
Formulário:
Ver solução completaUma plataforma gira com velocidade constante em torno do eixo perpendicular ao seu centro. O referencial girante tem origem no centro da plataforma e gira com a mesma velocidade . Uma mola ideal de constante está presa na origem do referencial com uma massa presa a outra extremidade. A massa pode deslocar-se sem atrito apenas radialmente apenas no interior de duas guias laterais. Inicialmente a massa está presa por um pino de segurança à uma distância da origem e a mola encontra-se relaxada.
- Determine a posição de equilíbrio da massa a partir da posição inicial quando o pino de segurança for removido.
- Determine o vetor da força no referencial que a massa aplicará nas guias radiais quando passar pelo ponto de equilíbrio pela primeira vez.
- Qual será a força aplicada nas guias quando a massa atingir o seu deslocamento máximo?
Um corpo é pendurado de uma mola, colocado em vibração vertical e imerso em um béquer com óleo. Suponha que o corpo tenha massa , que a mola tenha constante de força e
- Quanto tempo leva pra amplitude cair pra metade de seu valor inicial?
- Quanto tempo leva pra energia mecânica cair pra metade de seu valor inicial?
- Demonstre que, de maneira geral, a taxa à qual a amplitude diminui em um oscilador harmônico amortecido é metade da taxa à qual a energia mecânica diminui.
Um oscilador harmônico possui frequência e amplitude
- Quais são os valores dos módulos da posição e da velocidade quando a energia potencial elástica for igual a energia cinética.( suponha que no momento de equilíbrio).
- Quantas vezes isso ocorre em cada ciclo? Qual é o intervalo de tempo entre duas ocorrências?
- No momento em que o deslocamento é qual a fração da energia total do sistema referente a energia cinética e a qual corresponde a energia potencial?