P2 de Física 2 da USP - 2014
Física 2 - USP
Dois pêndulos, cada um composto por um fio de comprimento prendendo uma partícula de massa , realizam um movimento harmônico simples (pequenas amplitudes) com uma mola de constante elástica e massa desprezível unindo as massas no plano de oscilação. Quais o modos normais de oscilação?
- e
- e
- e
- e
- e
As missões Apollo 15, 16 e 17 levaram um jipe para a superfície lunar. Esse jipe quando totalmente carregado possui uma massa , a mola da suspensão possui uma frequência natural de oscilação de medidos na superfície terrestre. Sabendo que a aceleração da gravidade na superfície lunar equivale a ao da aceleração na superfície terrestre, pode-se afirmar que a frequência natural da oscilação da suspensão do jipe na superfície lunar é
- Depende da massa do jipe,
Considerando o oscilador harmônico amortecido em regime subcrítico, qual o perfil da curva que passa pelos pontos de máximo da oscilação?
- Constante
- Exponencial decrescente
- Linear decrescente
- Exponencial crescente
- Linear crescente
Considere um sistema formado por duas partículas idênticas de massa ligadas por uma mola de massa desprezível e constante elástica . Supondo que as partículas se movem em apenas uma direção e a única força atuante no sistema advém da mola, assinale a alternativa correta para a frequência angular de oscilação.
Um pêndulo físico de massa e momento de inércia , está preso em uma de suas extremidades. O pêndulo sofre então uma leve perturbação externa, tal que ele começa a oscilar em pequenos ângulos devido a um campo gravitacional . Assuma também que o centro de massa do pêndulo está a uma distância do ponto fixo. Qual a frequência angular de oscilação?
A roda de balanço de um relógio possui um período de , a roda é construída de forma que sua massa fica concentrada em um aro de raio . Qual é a constante de torção da mola acoplada? Dado .
O oscilador harmônico amortecido possui a seguinte equação de movimento
Supondo que o oscilador se encontra no regime subcrítico, assinale o valor da razão , onde é o período.
- exp
- exp
- exp
- exp
- exp
Uma partícula descreve um movimento harmônico simples de período e amplitude de . O módulo de sua velocidade ao passar por um ponto de trajetória cuja elongação é vale:
Dado um oscilador unidimensional, sabe-se que a resistência dá origem a um termo adicional obtendo a equação , onde , representa a resistência dissipativa, que atua em sentido oposto à velocidade. Dividindo por , e usando a notação complexa obtemos a equação característica , onde e . Dependendo da magnitude de sobre temos que as raízes da ultima equação proporcionam soluções exponenciais, oscilatórias com amplitude decrescente ou uma única exponencial. Estas soluções correspondem, respectivamente, aos regimes:
- Crítico, supercrítico e crítico
- Supercrítico, crítico e subcrítico
- Subcrítico, supercrítico e crítico
- Supercrítico, subcrítico e crítico
- Subcrítico, crítico e supercrícico
Uma bolinha homogênea de massa e raio rola sem deslizar sobre uma calha cilíndrica de raio , na vizinhança do fundo, ou seja, na aproximação de ângulos pequenos. Dado
- Faça um esquema das forças que agem sobre a bola e determina a força resultante.
- Escreva e .
- Mostre que o sistema é um oscilador com frequência angular .
- Mostre que a função , onde e são constantes é solução da equação diferencial.
- Considerando que no instante o ângulo é e a velocidade é , determine a solução particular para este oscilador em termos de , , , e .
- Escreva as expressões para e , sendo , a energia potencial e a energia cinética.
- Mostre que é independente do tempo.