P3 de Física 3 - FIS1051 da PUCRIO - 2017.1
Física 3 - FIS1051 - PUCRIO
Considere o objeto abaixo (um paralelepípedo) com uma carga colocada em seu centro geométrico .
- Qual o fluxo total do campo elétrico através da superfície do objeto?
- Você pode calcular o campo elétrico em qualquer ponto da superfície do objeto sem usar a lei de Coulomb? Como?
- Qual é o fluxo total do campo elétrico através do cubo? Você pode calcular o fluxo em cada uma das faces? Qual o fluxo em cada face?
- Você pode calcula o campo elétrico em qualquer ponto da superfície do cubo sem usar a lei de Coulomb? Como?
- Qual é o módulo do campo elétrico em cada um dos vértices do cubo?
Troque o objeto por um cubo de lado . A carga é deslocada para o centro do cubo .
Um fio muito longo (que podemos considerar infinito) e paralelo ao eixo está transportando uma corrente variável no tempo . Uma espira quadrada de lados e e resistência total está se deslocando no sentido positivo do eixo com uma velocidade constante . A distância entre o fio e o primeiro segmento da espira é (que também varia no tempo). O sistema está ilustrado na figura abaixo
- Encontre a expressão para o fluxo do campo magnético associado à espira.
- Encontre a expressão para da induzida na espira em função da distância e da velocidade .
- Qual é o sentido da corrente induzida na espira?
Suponha agora que a espira para uma distância de do fio (). Neste instante a corrente no fio está aumentando com uma taxa de .
A figura mostra um circuito utilizado para a geração de picos de alta tensão. Neste circuito acorrem as seguintes fases sucessivas:
Fase 1: chave fechada e aberta durante longo tempo
Fase 2: chave aberta e fechada durante longo tempo
A figura mostra o gráfico da d.d.p. durante as fases e
Com o indutor inicialmente sem corrente, determine:
- A expressão para a d.d.p. em função do tempo na fase a partir do instante de tempo no qual o interruptor é fechado. Deixe a expressão em função de , e .
- Os valores de , e sendo e assumindo (base dos logaritmos neperianos). Sugestão: utilize informações contidas no gráfico da figura considerando as fases e
- Trace o gráfico da d.d.p. em função do tempo nas fases e . Em outras palavras desenhe a nova figura para este circuito.
Supondo agora que o resistor seja retirado e no seu lugar seja colocado um capacitor . Além disso, os valores de , e são os mesmos encontrados nos itens anteriores. Com este novo circuito as fases e 2 são repetidas.
Um capacitor de placas planas e paralelas, de capacitância , inicialmente descarregado é conectado a uma fonte de tensão contínua . No instante a chave é fechada e o capacitor fica ligado por um tempo muito longo acumulando uma carga e uma energia potencial (situação em equilíbrio)
Caso 1:
Com a fonte de tensão ligada, um material de constante dielétrica é inserido entre as placas do capacitor. Nestas condições:
- Demonstre que , onde é a nova energia potencial após a inserção do dielétrico.
- Demonstre que , onde é a nova energia potencial após a inserção do dielétrico.
Caso 2:
Partindo da situação de equilíbrio, antes de colocar o material de constante dielétrica o capacitor é desligado da fonte de tensão. Em seguida o material dielétrico é então inserido no capacitor mantendo ele desconectado da fonte.