P2 de Física 4 da USP - 2015
Física 4 - USP
Para testar a teoria da relatividade, um farol na Terra envia sinais luminosos a cada segundos para uma nave espacial que se afasta da Terra com velocidade .
A espaçonave recebe estes sinais e os retransmite de volta ao farol. Qual é o intervalo de tempo entre os sinais recebidos pelo farol?
Ver solução completaNo modelo de Bohr os níveis de energia do átomo de hidrogênio são dados pela expressão , onde é uma constante e é um número inteiro.
Considere um elétron num átomo de hidrogênio no nível de energia com .
- Calcule a frequência do fóton emitido, caso esse elétron fizesse uma transição para o estado fundamental.
- Calcule a energia necessária para ionizar esse átomo, ou seja, para remover o elétron da camada com .
A superfície de uma estrela tem área de e emite watts. Qual é o comprimento de onda que corresponde ao máximo da distribuição de intensidades da luz emitida por essa estrela?
Aproxime a radiação da estrela pela de um corpo negro.
Ver solução completaA função de trabalho para o metal lantânio é de . Suponha que uma placa deste metal seja iluminada com luz de comprimento de onda igual a .
Considere os fotoelétrons não relativísticos emitidos da placa com o máximo de energia possível. Nessas condições
- Calcule o valor da energia cinética desses elétrons.
- Calcule o comprimento de onda de de Broglie desses elétrons. Dê sua resposta em função da constante de Planck , da massa do elétron e de sua energia cinética .
Num espalhamento Compton, um fóton de comprimento de onda incide em um elétron inicialmente em repouso (massa ). O fóton espalhado é observado numa direção que faz um ângulo de em relação à direção de incidência.
As respostas devem ser dadas em termos de , , e .
- Determine o comprimento de onda do fóton espalhado.
- Calcule a energia cinética do elétron após a colisão.
- Calcule a componente do momento linear do elétron após a colisão.
Uma partícula com massa de repouso , viajando com velocidade ( é a velocidade da luz), colide com uma partícula idêntica inicialmente em repouso.
Após a colisão as duas partículas formam uma única partícula de massa de repouso com velocidade . As respostas devem ser dadas em termos de e de .
- Calcule a velocidade da partícula resultante.
- Calcule a massa de repouso dessa nova partícula.
- Calcule a energia cinética da nova partícula.