O esquema abaixo representa um experimento para medir a pressão de vapor de uma mistura de água e tetracloreto de carbono em equilíbrio a 30 ° C .

  1. Como podemos explicar a diferença da pressão de vapor das duas substâncias a 30 ° C ?
  2. No experimento, percebemos que a contribuição do tetracloreto de carbono para a pressão total ( P ) é superior à da água. Por que isso acontece?

Passo 1

a) A diferença da pressão de vapor das duas substâncias pode ser explicada pelas suas respectivas forças intermoleculares. O tetracloreto de carbono é um composto apolar, que faz dipolo-induzido. Já a água é um composto extremamente polar, que faz ligações de hidrogênio.

Como o dipolo-induzido é bem mais fraco que as ligações de hidrogênio, as moléculas do tetracloreto de carbono ficam menos “presas” em fase líquida, o que facilita sua vaporização. Assim, elas conseguem evaporar mais facilmente e mais moléculas ficam na fase vapor quando o equilíbrio é atingido. Por isso a pressão de vapor do C C l 4   é maior que a da água.

Passo 2

b) Como já vimos na letra a, a pressão de vapor do   C C l 4   é maior que a da água. Isso significa que o C C l 4   tem mais moléculas em fase gasosa no equilíbrio que a água. Por isso a contribuição dele para a pressão total é maior que a da água.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Pressão de vapor

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

O pentano é um líquido cuja pressão de vapor é 512 Torr, em 25° C. Na mesma temperatura, a pressão de vapor do hexano é só 151 Torr. Que composição deve ter a fase líquida de uma mistura para que a co
4. Use a curva da pressão de vapor da Fig 9.3 para estimar a temperatura de ebulição do benzeno quando a pressão atmosférica é (a) 50 kPa; (b) 80 kPa.
2. Esqueceram uma garrafa de mercúrio destampada em 25°C em um almoxarifado de produtos químicos que mede 3,0 m x 3,0 m x 2,5 m. Que massa de vapor de mercúrio estaria presente se o ar estivesse satur
Imagine uma aparelhagem em que A e B são dois balões de 1 L ligados por uma torneira C. O volume interno da torneira é desprezível. Inicialmente, A e B são evacuados, a torneira C é fechada e 1,50 g d
A umidade relativa em uma temperatura particular é definida comoUmidade relativa = p r e s s ã op a r c i a ld aá g u a p r e s s ã od ev a p o rd aá g u a × 100 % ã á ã á A tabela 9.3 lista a pressão