O esquema abaixo representa um experimento para medir a pressão de vapor de uma mistura de água e tetracloreto de carbono em equilíbrio a .
- Como podemos explicar a diferença da pressão de vapor das duas substâncias a ?
- No experimento, percebemos que a contribuição do tetracloreto de carbono para a pressão total () é superior à da água. Por que isso acontece?
Passo 1
a) A diferença da pressão de vapor das duas substâncias pode ser explicada pelas suas respectivas forças intermoleculares. O tetracloreto de carbono é um composto apolar, que faz dipolo-induzido. Já a água é um composto extremamente polar, que faz ligações de hidrogênio.
Como o dipolo-induzido é bem mais fraco que as ligações de hidrogênio, as moléculas do tetracloreto de carbono ficam menos “presas” em fase líquida, o que facilita sua vaporização. Assim, elas conseguem evaporar mais facilmente e mais moléculas ficam na fase vapor quando o equilíbrio é atingido. Por isso a pressão de vapor do é maior que a da água.
Passo 2
b) Como já vimos na letra a, a pressão de vapor do é maior que a da água. Isso significa que o tem mais moléculas em fase gasosa no equilíbrio que a água. Por isso a contribuição dele para a pressão total é maior que a da água.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)