A partir do gráfico abaixo, responda:
- Como podemos explicar o comportamento de ambas as curvas com a variação de temperatura?
- O que podemos concluir sobre as substâncias A e B em função de suas interações intermoleculares?
Passo 1
a) O comportamento de ambas as curvas mostra que a pressão de vapor aumenta conforme a temperatura aumenta. Isso acontece porque quando aquecemos uma substância, as moléculas ficam mais agitadas. Essa agitação facilita a passagem líquido – vapor, já que essa passagem exige que as moléculas se afastem umas das outras (vamos lembrar que na fase sólida as moléculas estão bem próximas, na líquida elas se afastam um pouquinho e na vapor elas se afastam bastante!).
Assim, como a passagem da fase líquida para a vapor é mais fácil, mais moléculas vão estar na fase vapor quando o equilíbrio termodinâmico for atingido. Isso implica em uma maior pressão de vapor!
Passo 2
b) Para comparar a pressão de vapor de duas substâncias diferentes, precisamos escolher a mesma temperatura para as duas. Analisando o gráfico, vemos que em qualquer temperatura a pressão de vapor de A é maior que a de B.
Mas e a interação intermolecular com isso? Quanto mais forte a interação intermolecular da substância, mais difícil é separar as moléculas para que elas passem para a fase vapor! Então, no equilíbrio, a gente vai ter menos moléculas gasosas – e menos pressão de vapor.
Assim, podemos concluir que as forças moleculares de A são mais fracas que as de B, já que a pressão de vapor de A é maior que a de B quando comparamos as duas em uma mesma temperatura.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)