O benzeno, , tem pressão de vapor igual a 94,6 Torr em . Um composto não volátil foi colocado em 0,3 mol de (l) em e a pressão de vapor do benzeno na solução caiu até 75 Torr. Que quantidade de mols de moléculas do soluto foi colocada no benzeno?
Passo 1
O abaixamento da pressão de vapor é bem modelizado pela lei de Raoult, que diz que a pressão de vapor de um composto em solução pode ser calculado com a sua fração molar em solução e sua pressão de vapor quando puro:
No caso do problema, a pressão de vapor do benzeno em solução é 75 torr e do benzeno puro é 94,6 torr:
Passo 2
Agora que temos a fração molar do benzeno, podemos calcular a quantidade de composto colocado pela definição de fração molar:
Resposta
0,078 mol de soluto.
Exercícios Resolvidos de Tonoscopia, Ebulioscopia e Crioscopia
Ver TeoriaExercícios de Livros Relacionados
A análise elementar do hormônio epinefrina deu 59,0% de carbono, 26,2% de oxigênio, 7,15% de hidrogênio e 7,65% de nitrogênio em massa. Quando 0,64 g de epinefrina foi dissolvido em 36,0 g de benzeno,
Determine o ponto de congelamento de uma solução em água de 0,10mol/kg de um eletrólito fraco que está 7,5% dissociado em dois íons.
Uma solução que contém, 1,14g de uma substância molecular dissolvida em 100g de cânfora congela em 176,9°C. Qual é a massa molar da substância?
Dois compostos moleculares desconhecidos estão sendo estudados. O composto C é molecular e o composto D se ioniza completamente em soluções em água diluídas. Uma solução que contém 0,30g do composto C
Dois compostos moleculares desconhecidos estão sendo estudados. Uma solução que contém 5,00g do composto A em 100g de água congelou em uma temperatura inferior ao ponto de congelamento de uma solução