Liste as seguintes soluções aquosas em ordem decrescente de ponto de congelamento: 0,040 mol/kg de glicerina ( C 3 H 8 O 3 ) ; 0,020 mol/kg K B r ; 0,030 mol/kg de fenol ( C 6 H 5 O H ) .

Passo 1

Para medirmos quanto o ponto de congelamento de uma solução abaixa, usamos a relação:

D e p r e s s ã o   d o   p o n t o   d e   c o n g e l a m e n t o :   ∆ T f = k f b s o l u t o

O k f é uma constante própria do solvente, calculada experimentalmente, e o b s o l u t o é a molalidade do soluto.

Para comparar as soluções do enunciado, como todas são soluções aquosas (de mesmo k f , portanto), precisamos analisar as molalidades de cada um dos componentes.

À partir da fórmula, sabemos que quanto maior a molalidade, maior a depressão do ponto de congelamento. Assim, a solução com menor ponto de congelamento vai ser aquela com maior molalidade!

A ordem de molalidade seria: K B r < f e n o l < g l i c e r i n a , se todos os solutos fossem moleculares. Mas como o KBr é um soluto iônico, que ele se dissocia em K + e C l - , devemos contar os dois íons, que contam para a depressão do ponto de congelamento. Então, a molalidade do KBr não é 0,020mol/kg, mas 0,040 mol de íons/kg.

A ordem de molalidade correta é, portanto: f e n o l < K B r = g l i c e r i n a , e a ordem descrescente de ponto de ebulição:

P E   d a   s o l u ç ã o   c o m   f e n o l > P E   d a   s o l u ç ã o   c o m   K B r = P E   d a   s o l u ç ã o   c o m   g l i c e r i n a  

Resposta

Solução com fenol > solução com KBr = solução com glicerina.

Exercícios Resolvidos de Tonoscopia, Ebulioscopia e Crioscopia

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados