Exercícios Resolvidos de Caso Não Linear

Ver Teoria

Enunciado

Considere a tabela

Por qual das funções x t = t a t + b ou y t = a b t você aproximaria a função u t ? Justifique sua resposta.

Passo 1

Lembra do teste que eu comentei pra ver se escolhemos a família certa de funções? O teste do alinhamento! Primeiro vamos linearizar ambas as funções:

x t = t a t + b

z 1 t = 1 u t ≈ 1 x t = a t + b t = a + b t

s = 1 t ⇒ z 1 t = a + b s

Isso nos dá a tabela abaixo:

Repare que usando essa função como aproximação esbarramos com um problema! Nossa linearização não está definida em t = 0 . Como se não bastasse isso, se jogarmos os pontos em um diagrama de dispersão vamos ficar com isso aqui:

Nada a ver com uma reta essa porcaria né?

Passo 2

A outra aproximação fica:

y t = a b t

z 2 t = ln ⁡ u t ≈ ln ⁡ y t = ln ⁡ a ⏟ c 1 + t ln ⁡ b ⏟ c 2 = c 1 + c 2 t

O que nos dá a tabela abaixo

E o diagrama de dispersão dessa tabela nos dá:

Po, não vou dizer que está uma reta perfeitinha, mas está infinitamente melhor que o outro haha. E aqui a gente não tem o problema da indeterminação em um ponto! Logo, a melhor função para aproximar a u t é y t = a b t .

Resposta

y t = a b t aproxima melhor a função u t pelo teste do alinhamento. Além disso, a linearização de x t possui uma indeterminação em um dos pontos tabelados.

Exercícios de Livros Relacionados

11. Considere a tabela...Por qual das funções x t = t a t + b ou y t = a b t você aproximaria a função u ( t ) ? Justifique sua resposta.
9. a) Considere:Através do teste de alinhamento, escolha uma das famílias de funções abaixo que melhor ajuste estes dados: a e b x , 1 / ( a + b x ) , x / ( a + b x ) b) Ajuste os dados do item acima
10. Aproxime a tabela abaixo por uma função do tipo g x = 1 + a e b x usando mínimos quadrados. Discuta seus resultados.
Dada a tabela abaixo, faça o gráfico de dispersão dos dados e ajuste uma curva da melhor maneira possível:
Considere a função: y t = - 1 , - π ≤ t ≤ 0 1 , 0 ≤ t ≤ π Verificar que a aproximação trigonométrica de grau 2: y t = a 0 + a 1 cos ⁡ t + b 1 sin ⁡ t + a 2 cos ⁡ 2 t + b 2 sin ⁡ 2 t Para y ( t ) é dad