1. O nitrato de potássio dissolve facilmente em água e sua entalpia de solução é + 34,9   k J / m o l . Justifique suas respostas.

(a) A entalpia de solução favorece ou não o processo de dissolução?

(b) A variação de entropia do sistema é positiva ou negativa, quando o sal dissolve?

(c) Qual fator termodinâmico (entalpia ou entropia) é responsável pela dissolução do K N O 3 ?

(d) Você espera que essa reação seja espontânea para qualquer temperatura?

Passo 1

  1. Oi, galerinha! Tudo bom? Primeiro, o enunciado quer saber se a entalpia de solução favorece o processo de dissolução.
  2. Para fazer essa avaliação temos que olhar para energia livre associada do processo. E temos que quanto mais negativa for a energia livre, mais espontâneo é o processo.

    Para quem não lembra a energia livre é calcular por:

    ∆ G = ∆ H - T ∆ S

    Como podemos ver pela fórmula, valor positivo da entalpia contribui para aumentar a energia livre do processo, desfavorecendo a dissolução.

    Passo 2

  3. Agora vamos usar a mesma fórmula para analisar a entropia. Note que como ∆ H é positivo, para que a dissolução ocorra espontaneamente é necessário que ocorra um aumento da entropia do sistema durante o processo, para que a variação de energia livre possa ser negativa. Então, Δ S é positivo.
  4. Passo 3

  5. Agora vamos analisar qual fator termodinâmico (entalpia ou entropia) é responsável pela dissolução do sal.
  6. Como discutimos na letra (a) variação de entalpia desfavorece a dissolução. Com isso, temos que o fator termodinâmicoresponsável pela dissolução deve ser a variação de entropia.

    Na prática, o que ocorre é o espalhamento das moléculas de K N O 3 pelo solvente, aumentando sua desordem do sistema e a entropia do sistema.

    Passo 4

  7. Para responder a letra (d) temos que olhar para fórmula da energia livre e entender como a temperatura contribui para esponteneidade do processo.

Note que em temperaturas baixas o suficiente, o termo de entalpia deve dominar, de forma que a dissolução não é espontânea a baixas temperaturas. Já em temperaturas mais altas, o termo de entropia passa a dominar e o processo se torna espontâneo. Logo a resposta é não.

Resposta

  1. Desfavorece
  2. Δ S > 0
  3. Entropia
  4. Não

Exercícios Resolvidos de Estequiometria de soluções

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

G.12 (a) Uma amostra de 12,56 mL de uma solução 1,345 m de K 2 S O 4 ( a q ) é diluída até 250,0 mL. Qual é a concentração molar de K 2 S O 4 na solução diluída? (b) Uma amostra de 25,00 mL de uma sol
G.18 Para preparar uma solução muito diluída, é aconselhável executar uma série de diluição a partir de uma solução preparada de um reagente, em vez de pesar uma massa muito pequena ou medir um volume
G.19 Que massa (em gramas) do soluto anidro é necessária para preparar: (a) 1,00 L de uma solução 0,125 M de K 2 S O 4 ( a q ) ; (b) 375 mL de uma solução 0,015 m de NaF(aq); (c) 500 mL de uma solução
G.13 (a) Que volume de uma solução 0,778 m de N a 2 C O 3 (aq) deveria ser diluído até 150,0 mL com água para reduzir sua concentração a 0,0234 m de N a 2 C O 3 (aq)? (b) Um experimento necessita de 6
G.11 Explique como você prepararia uma solução 0,010 m de K M n O 4 ( a q ) a partir de (a) K M n O 4 sólidos; (b) 0,050 m de K M n O 4 ( a q ) .