P3 de Física 1 - FIS1033 da PUCRIO - 2017.1
Física 1 - FIS1033 - PUCRIO
A figura mostra um sistema mecânico simples. Uma haste delgada de massa e comprimento está presa em uma extremidade por um pino e livre para girar sem atrito. Na outra extremidade se encontra presa uma esfera de massa e raio desprezível. Considere e a distância vertical
Dados:
-
-
-
-
Determine
- Uma expressão literal para o momento de inércia do sistema em relação ao ponto fixo , contendo somente as variáveis indicadas no enunciado.
- Um valor numérico para este momento de inércia.
- O momento angular total do sistema ao passar pelo ponto B.
Um bloco de massa encontra-se suspenso por uma corda ideal que passa por uma roldana de raio , com momento de inércia . A corda encontra-se enrolada ao cilindro central de um carretel na outra extremidade. O bloco é liberado a partir do repouso. A roldana e o carretel podem girar livremente (sem atrito) em torno de seus eixos fixos. Os centros de massa dos carretéis estão em repouso, não transladam.
- Considere os três carretéis abaixo feitos de materiais diferentes, com formas diferentes, de modo a terem a mesma massa. As distribuições de massa são homogêneas nas partes sólidas. Os três carretéis possuem o mesmo cilindro central. Com qual dos carretéis o bloco teria o menor valor da aceleração? Justifique sua resposta.
- Calcule o momento de inércia do carretel , considerando que cada uma das hastes é delgada, tem massa 𝑀 e comprimento . Os anéis são finos com massa 𝑀 e raio 𝑅. O cilindro central possui massa e raio .
- Sabendo-se que o carretel utilizado foi o . Qual a aceleração adquirida pelo bloco durante sua queda? Admita , , , , e .
Uma roda homogênea é constituída por um disco maciço, uniforme, de massa , com um orifício de raio externo e raio interno . Há um eixo encaixado nele rigidamente (veja a figura).
O eixo que passa pelo orifício é cilíndrico, maciço, homogêneo, tem raio e a mesma massa . O momento de inércia do conjunto roda-eixo em relação ao centro de massa do eixo é . A roda está inicialmente em repouso no alto de uma rampa que faz um ângulo , pequeno, com a horizontal. Essa rampa possui um sulco aberto e largo no qual a roda se encaixa, sem tocá-la. O eixo está apoiado na rampa.
Após ser liberada, a roda rola suavemente, sem deslizamento, para baixo com seu centro de massa descendo uma distância .
- Determine uma expressão literal para o valor da velocidade angular da roda no final da distância , em função dos dados citados. Sugestão: faça por energia.
- Determine uma expressão literal para o valor da força de atrito estático sobre da roda durante a descida em função dos dados citados.
Considere uma roda de massa , raio e momento de inércia girando com velocidade angular inicial , sentido horário, baixada sobre uma superfície plana horizontal rugosa com seu centro de massa em repouso inicialmente. O coeficiente de atrito cinético entre a roda e o plano é . A seguir a roda se move no sentido positivo do eixo , deslizando e girando durante um intervalo de tempo . Após o instante de tempo , segue rolando sem deslizar.
Indique no desenho, as forças que agem sobre a roda durante . Determine na forma literal uma expressão para o coeficiente de atrito cinético em função dos dados citados.
Ver solução completaA figura mostra um sistema mecânico simples. Uma haste delgada de massa e comprimento está presa em uma extremidade por um pino e livre para girar sem atrito. Na outra extremidade se encontra presa uma esfera de massa e raio desprezível. Considere e a distância vertical
Considere agora o movimento do sistema abandonado do repouso no ponto A. Indique com o número apropriado o gráfico que representa cada uma das grandezas físicas do movimento em função do tempo até que o sistema finalmente alcance novamente o repouso no ponto C.
[1] O Momento Angular Total do Sistema.
[2] O Torque que Atua no Sistema
[3] A Energia Potencial Gravitacional.
[4] A Energia Mecânica Total
[5] A variação da Energia Potencial Gravitacional.
Ver solução completa