P-SUB de Física 1 da USP - 2018
Física 1 - USP
Um foguete no espaço sideral (i.e., livre) queima seu combustível a uma taxa constante de , expelindo-o a uma velocidade, também constante, de com respeito ao foguete. Sua massa inicial é de . No momento em que sua massa atingir , a magnitude da aceleração do foguete será:
A.
B.
C.
D.
E. (velocidade constante)
Ver solução completaUma partícula que pode-se mover livremente ao longo do eixo tem uma energia potencial da forma
onde e e são constantes positivas. Pode-se dizer que:
A. Nenhuma das opções é certa.
B. Existem vários pontos de equilíbrio estável.
C. Para qualquer valor finito não nulo de , existe uma força que faz que a partícula fique cada vez mais distante de .
D. Se a energia mecânica total é , a energia cinética é mínima em .
E. é um ponto de equilíbrio instável.
Ver solução completaNum referencial inercial munido de um sistema de coordenadas cartesianas, um corpo de massa com velocidade inicial colide com um corpo de massa inicialmente em repouso. O corpo de massa passa então a se movimentar com velocidade . A partir desta descrição podemos afirmar que o corpo de massa possuirá uma velocidade final na forma:
A.
B.
C.
D.
E.
Ver solução completaUm objeto tem momento de inércia com respeito ao seu eixo de simetria de e está sujeito a um torque paralelo ao eixo de simetria e com respeito a um ponto sobre este eixo. A magnitude do torque é mostrada no gráfico. Se o objeto está inicialmente em repouso, a magnitude da velocidade angular do objeto em é:
A.
B.
C. impossível determinar, pois o torque depende da distância do ponto de aplicação da força ao eixo de rotação e da magnitude da força.
D.
E.
Ver solução completaUm balde pequeno de massa está preso a uma corda de massa desprezível que, por sua vez, encontra-se enrolada em torno de uma roldana cilíndrica de massa e raio como mostrado na figura. A roldana gira em torno de seu eixo de simetria. O balde é liberado a partir do repouso de uma altura do solo. No movimento que se segue, a corda se desenrola do cilindro sem deslizamento.
A. Adote um sistema de coordenadas, esboce o diagrama de forças para o balde e para a roldana e escreva todas as forças explicitamente no sistema de coordenadas adotado.
B. Baseado nas forças identificadas em (A), escreva as equações de movimento para o balde e para a roldana.
C. Determine o vetor aceleração do CM do balde. Calcule a magnitude dessa aceleração para os casos extremos em que e .
D. Determine a velocidade com que o CM do balde atinje o chão. Considere o balde como uma partícula pontual.
E. Verifique explicitamente a validade do teorema do trabalho-energia cinética para o sistema “balde+roldana+corda”.
Ver solução completa