P2 de Física 1 da USP - 2014
Física 1 - USP
Um bate-estaca usa um motor de potência para levantar um martelo de massa até uma altura (relativa ao topo da estaca). Ao final do levantamento, a mesma é solta e bate sobre a haste sendo fixada no solo.
Qual o tempo de subida do martelo?
Qual a velocidade do martelo no momento de impacto?
Qual o impulso que o martelo transmite em um ciclo (entre o início da subida e o final do impacto)?
Se dobramos a potência do motor, e mantemos o mesmo tempo de subida, qual solução dará mais impulso ao martelo: dobrar a massa, ou dobrar a altura? Demonstre.
Dado .
Ver solução completaUma partícula de massa pode se deslocar em uma dimensão, submetida a um potencial dado por em unidades do SI: em Joules (), e em metros ().
Determine a expressão da força atuando sobre a partícula em função da posição .
Calcule as posições de equilíbrio da partícula.
Determine as condições de equilíbrio em cada ponto, ou seja, se é estável, instável ou indiferente.
Se uma partícula de massa for deixada na condição de equilíbrio estável com velocidade de , ela realiza um movimento periódico? Justifique.
Ver solução completaConsidere uma esteira muito longa que se move com uma velocidade constante de (um motor mantém essa velocidade). Jogamos sobre essa esteira caixas de a uma taxa de caixa por segundo. Cada caixa inicialmente escorrega sobre a esteira, mas devido ao atrito cinético, cujo coeficiente é , as caixas terminam por se mover com a mesma velocidade da esteira. Considere que as caixas caem verticalmente sobre a esteira.
Qual o valor da energia cinética fornecida para cada caixa?
Qual o módulo da força de atrito?
Que energia é fornecida pelo motor ao sistema, para cada caixa que cai?
Conforme as caixas vão caindo sobre a esteira, qual deve ser a força que o motor deve exercer sobre a esteira de maneira a mantê-la a uma velocidade constante?
Ver solução completaDois pêndulos de comprimento estão suspensos juntos conforme a figura abaixo. O pêndulo (de massa ) é solto a partir do repouso de uma altura enquanto que o pêndulo (de massa ) está em repouso na posição vertical.
Considerando inicialmente que a colisão é elástica determine:
A velocidade do pêndulo imediatamente antes do choque.
A velocidade de cada pêndulo imediatamente depois do choque.
Supondo agora que a colisão seja inelástica e os dois pêndulos fiquem grudados após a colisão, qual a máxima altura que os dois pêndulos atingem?
Quanta energia foi dissipada na colisão inelástica?
Dado: .
Ver solução completa