P1 de Física 2 da UFRJ - 2019.1
Física 2 - UFRJ
Um bastão de madeira e outro de metal ficam expostos ao Sol por um bom tempo. Ao tocá-los você tem a sensação que a temperatura do bastão de metal é mais alta. Isto se deve a que:
(a) A temperatura do metal é de fato maior.
(b) O calor específico do metal é menor que o da madeira.
(c) O coeficiente de condutividade térmica do metal é maior que o da madeira.
(d) O coeficiente de dilatação térmica do metal é maior que o da madeira.
Ver solução completaCom relação ao fluxo estacionário de um fluido qualquer, líquido ou gás, temos as seguintes afirmações:
I. A velocidade do fluido é constante em todos os pontos.
II. As linhas de corrente coincidem com a trajetória de cada elemento infinitesimal de fluido.
III. A vazão volumétrica é a mesma em qualquer seção transversal de um tubo de corrente.
Podemos afirmar que:
(a) Somente a primeira afirmativa está correta.
(b) Todas as afirmativas estão corretas.
(c) Ambas a segunda e a terceira afirmativas estão corretas.
(d) Somente a segunda afirmativa está correta.
Ver solução completaUm copo de vidro de espessura desprezível e volume inicial cheio de água até a borda inicialmente a uma temperatura é aquecido até uma temperatura . Observa-se que o volume de água transbordado no copo é: (considere o coeficiente de dilatação linear do vidro e o coeficiente de dilatação volumétrica da água )
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
Ver solução completaUma esfera metálica oca flutua quase totalmente submersa em água. Sendo as densidades da água e do ferro, respectivamente, e , a razão entre os volumes interno e externo da esfera vale:
(a) 2/10
(b) 1/8
(c) 7/8
(d) 8/7
Ver solução completaO recipiente de base retangular mostrado na figura abaixo está cheio de água até a borda. A força que a água faz no fundo, que tem largura e comprimento , tem módulo . A força total exercida sobre a mesa, subtraindo o peso do recipiente vazio, tem módulo . A razão é dada por:
(a) 3/2
(b) 2/3
(c) 1/ 2
(d) 1
Ver solução completaO recipiente mostrado na figura abaixo contém um líquido de densidade . Seu lado direito é fechado por um pistão móvel de massa e seção reta . Seu lado esquerdo, de seção reta , não está fechado e um cilindro de massa e volume flutua sobre o líquido. Seja e as alturas do líquido nos lados direito e esquerdo, respectivamente, relativas a um mesmo nível horizontal, como indicado na figura. A constante gravitacional é . A altura é dada por:
(a)
(b)
(c)
(d)
Ver solução completaUm bloco cúbico homogêneo de aresta flutua em repouso na interface entre dois fluidos incompressíveis de densidades e , como mostra a figura abaixo. Considere o módulo da aceleração da gravidade igual a (suposto constante).
Calcule o empuxo que o bloco sofre.
Calcule a densidade do bloco .
Ver solução completaA coluna de um termômetro de mercúrio tem quando a temperatura é e quando a temperatura é . Que comprimento terá quando temperatura for ?
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
Ver solução completaUm tubo horizontal tem seção reta na parte mais larga e seção reta na parte mais estreita. O tubo possui um pistão que quando pressionado, aplica, ao atingir o regime estacionário, uma pressão e uma velocidade ao ar na parte larga do tubo. A parte estreita do tubo está conectada por um canudo vertical a um recipiente aberto contendo água. A distância vertical entre o tubo horizontal e a superfície livre da água é . Considere conhecidas as densidades do ar e da água , a aceleração da gravidade local e a pressão atmosférica . Faça a aproximação de que o ar seja incompressível.
a) Determine a pressão na parte estreita em função da pressão e da velocidade na parte larga do tubo e da razão entre as seções retas.
b) Determine a altura da coluna de água no canudo vertical.
c) Determine a razão necessária para que a água seja aspirada através do canudo, entrando no tubo horizontal.
Ver solução completa